O governo federal informou que mais de 40 milhões de brasileiros baixaram o aplicativo CNH do Brasil. Lançada em 9 de dezembro, a plataforma tem usuários de todas as unidades federativas do país e já recebeu 2,5 milhões de solicitações da primeira carteira de motorista, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
O Ministério dos Transportes afirma que, no curso de formação de condutores, quase 1 milhão de certificados foram emitidos. Além disso, com a criação da figura do instrutor autônomo, cerca de 54 mil pessoas já obtiveram o certificado para atuação nesse novo mercado de trabalho via app CNH do Brasil.
Fora as funções citadas, o aplicativo também permite com que o cidadão solicite a renovação automática do documento, benefício disponibilizado para "bons condutores". Desde a última sexta-feira (9), a iniciativa passou a operar de forma contínua e já beneficiou 370 mil brasileiros.
Deste montante, 340 mil tiveram a CNH renovada automaticamente, enquanto 30 mil permissões para dirigir foram convertidas em documentos definitivos. O benefício é concedido para motoristas que não cometeram infrações de trânsito nos últimos 12 meses.
O conjunto de medidas elaborado pelo governo federal e aprovado pelo Congresso Nacional visa facilitar o acesso da CNH à população. Segundo o ministro Renan Filho (MDB), dos Transportes, cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem sem habilitação.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!