O mercado automotivo brasileiro ganhará um novo competidor de peso ainda este ano. A Leapmotor, marca que integra o grupo Stellantis, irá fabricar o SUV C10 na fábrica de Goiana, em Pernambuco. A informação é de Marlos Ney Vidal do Autos Segredos.
A escolha do local é estratégica, pois o complexo industrial é localizado próximo ao porto de Suape, em Pernambuco, bem como responsável pela produção de modelos de sucesso como o Jeep Compass, o Renegade e a picape Ram Rampage.
O grande diferencial do C10 é sua tecnologia. Ele é um elétrico com extensor de autonomia (REEV). Na prática, um motor a gasolina funciona apenas como um gerador para recarregar a bateria, sem mover o carro diretamente. Quem impulsiona as rodas é sempre o motor elétrico, garantindo uma condução suave e silenciosa.
Essa configuração elimina a chamada "ansiedade de autonomia", um dos receios de quem pensa em comprar um carro elétrico. Com o gerador a combustão, é possível rodar longas distâncias sem depender exclusivamente de pontos de recarga na tomada.
Rival de peso no mercado
O Leapmotor C10 chega para disputar um dos segmentos mais aquecidos do país. Seus principais concorrentes serão o BYD Song Plus, líder de vendas entre os híbridos, GWM Haval H6 e o próprio Jeep Compass, que passará a ter um "primo" de plataforma como adversário direto na mesma faixa de preço.
Com preços partindo de R$ 167.890 e podendo chegar até R$ 208.990, o SUV híbrido, que ainda é fabricado na China, deverá ter uma redução em seu valor. Com isso, o modelo chegará para tentar desbancar por completo os seus concorrentes.
Com porte médio e design moderno, o SUV se destaca pela forte aposta em tecnologia embarcada. O interior conta com telas de alta resolução para o painel de instrumentos e a central multimídia, além de um sistema operacional avançado com diversos recursos de conectividade e assistência ao motorista.
O que esperar do Leapmotor C10
A expectativa é que o modelo ofereça um pacote de equipamentos completo desde as versões de entrada. A Leapmotor se posiciona como uma marca com foco em inovação e tecnologia, o que deve se refletir nos itens de série do C10, incluindo sistemas de condução semiautônoma.
A produção nacional do SUV é um passo importante para a estratégia da Stellantis no Brasil, que busca diversificar seu portfólio com veículos eletrificados mais acessíveis. O início da fabricação do C10 em Goiana consolida o polo automotivo pernambucano como um centro de produção de tecnologias avançadas para o setor.
• Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!