A Stellantis confirmou que sua marca de modelos eletrificados chegará ao Brasil em novembro. Em evento para a imprensa, a chinesa Leapmotor explicou seus planos para o nosso mercado e reafirmou o início de operação com os SUVs B10 e C10.
Durante o evento de lançamento da marca, Stellantis e Leapmotor reforçaram bastante dois pilares da marca: inovação e tradição. O pilar da inovação fica por conta do SUV B10, que será 100% elétrico e do SUV C10, que será um veículo de propulsão elétrica, mas com motor a gasolina, que funcionará somente como extensor de alcance.
Em relação à tradição, a Leapmotor é nova até mesmo para o mercado chinês (fundada em 2015), mas a Stellantis aposta em seu conhecimento de quase 50 anos de Brasil com a Fiat para dar à Leapmotor uma posição de vantagem no mercado.
Como é a relação entre as empresas?
Visando competir com as demais fabricantes chinesas no mercado local e também em outros mercados, Stellantis e Leapmotor uniram forças em outubro de 2023, quando o conglomerado sediado nos países baixos comprou 20% da empresa chinesa.
A partir dessa compra, Leapmotor e Stellantis fundaram uma Joint-Venture chamada de Leapmotor International, com 51% das ações sob posse da Stellantis, com a ideia de expandir a operação da marca chinesa para mercados fora da Ásia, bem como realizar possíveis alterações aos produtos para se adequarem aos mercados locais.
Tecnologia REEV como diferencial
A principal aposta da Stellantis e da Leapmotor será o REEV (Range-Extender Electric Vehicle), que nada mais é do que um carro elétrico equipado com um motor a combustão que funciona somente como extensor de alcance. Para facilitar a compreensão, a Leapmotor chama o sistema de ‘ultra-híbrido’.
Segundo Marcelo Tonani, da Stellantis, essa opção abre o leque de opções para o cliente para que ele escolha como será a propulsão de seu veículo e também entender qual tipo de motorização funciona melhor para seu próprio uso.
Na China, Austrália e Europa, o Leapmotor C10 é equipado com essa tecnologia. Nesses países, o SUV conta com motor elétrico de tração de 300 cv de potência e um propulsor 1.5 a gasolina que gera energia para as baterias. Nessa configuração, o C10 consegue ter até 950 km de alcance, segundo o padrão de medição europeu.
Há também a versão somente elétrica do Leapmotor C10, que traz o mesmo motor elétrico, mas, logicamente, dispensa o motor a combustão. Nessa configuração, o modelo consegue rodar até 530 km com apenas uma carga.
Lojas já em preparação
Com o lançamento dos modelos cada vez mais próximos, a rede de concessionários Leapmotor já está sendo preparada em diversas regiões do Brasil. Em muitos casos, lojas que eram de outras marcas da Stellantis estão se tornando Leapmotor.
A marca ainda não divulgou quantas concessionárias estarão disponíveis no começo da operação brasileira, porém, já afirmou que foca no cuidado com a pós-venda. Segundo a Leapmotor, a fabricante terá três mega armazéns da Stellantis para armazenar peças.
Além disso, a Leapmotor declarou que seus carros contarão com acessórios originais da Mopar, que também ficará encarregada de oferecer soluções de recarga para os clientes da Leapmotor.=
“O cliente da Leapmotor terá à disposição tudo o que precisa: produto de ponta, capilaridade, assistência altamente qualificada, peças, acessórios e atendimento de excelência. É tecnologia com tranquilidade, confiança e segurança”, destaca Paulo Solti, vice-presidente de peças e serviços da Stellantis para a América do Sul.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!