x
UAI
Confira os detalhes!

Uber muda regras para 2026; veja carros que não são mais aceitos

Fique atento às mudanças de regras da plataforma de transporte por aplicativo

Publicidade
 Renault Kardian 2026
Renault Kardian 2026 Foto: Divulgação/Renault

A Uber iniciou 2026 mudando os critérios para os carros aceitos na plataforma. Desde o dia 5 de janeiro, algumas alterações já anunciadas em 2025 passaram a ser efetivas, e outras estarão em vigor ao longo de 2026.

Em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a categoria Black não aceita mais o Volkswagen Virtus anterior ao modelo 2026. Honda City, VW Nivus e Renault Duster, precisam ser fabricados a partir de 2023. Dependendo da localização do motorista, veículos 2017 também podem ser aceitos.

Medida polêmica em vigor

Citroën Basalt Shine Turbo 200 2026
Citroën Basalt será mantido no Uber Black até o fim deste ano, mas somente para veículos já cadastrados Foto: Divulgação/Citroën/Pedro Bicudo

Para os motoristas da Uber, 2025 foi marcado pela polêmica exclusão dos recém-lançados Renault Kardian e Citroën Basalt desta categoria. Desde a virada de ano, o SUV compacto da Renault não é mais aceito no Uber Black, bem como o Chery Tiggo 3X, Peugeot e-2008, Hyundai Kona Hybrid e os JAC J3 Turin e iEV40, independente do ano-modelo.

Proprietários do Citroën Basalt, por sua vez, podem seguir rodando com o veículo na categoria Black até o dia 31 de dezembro de 2026, porém, novos cadastros do Basalt no Uber Black não serão mais aceitos.

Comfort muda em breve

Quem roda na categoria Comfort deverá ficar atento às mudanças na plataforma. A partir do dia 6 de julho, o Renault Logan deixará de ser aceito de vez na categoria e diversos outros sedãs como Etios Sedan, Voyage, Prisma, Cobalt, produzidos antes de 2018 ou 2019 (dependendo do local), passarão a ser aceitos somente no Uber X.

Essa mudança também vale para Argo e Polo produzidos antes de 2023, que deixarão de ser aceitos. Entretanto, dependendo da cidade, alguns modelos produzidos em 2015, 2016 e 2017 ainda são aceitos, e o motorista precisa ficar atento às regras da plataforma.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!