A Uber anunciou, nesta quarta-feira (7), que pretende lançar seu serviço com carros autônomos ainda neste ano. Durante a CES 2026, maior feira de eletrônicos do mundo, a empresa informou que contará com a parceria da Lucid Motors e da Nuro para inserir os robotáxis em sua plataforma.
À imprensa norte-americana, a Uber declarou que os testes com os carros autônomos, aqueles que dispensam a presença de motoristas, começaram em dezembro de 2025. O serviço será implementado na Baía de San Francisco, na costa oeste dos Estados Unidos.
No evento, realizado nos EUA, a Lucid Motors revelou qual será sua aposta para o setor de robotáxis. Trata-se de uma versão adaptada do luxuoso SUV Gravity. Neste caso, o projeto conta com colaboração direta da Nuro, empresa especialista em sistemas de direção autônoma.
A Uber entra na parceria com a missão de possuir e operar os veículos, que vêm com nível 4 de direção autônoma. Os carros contarão com um conjunto de sensores de última geração composto por câmeras de alta resolução e sensores de radar, proporcionando uma visão de 360°. Há, ainda, um halo montado no teto.
Como vai funcionar?
A ideia é que os passageiros entrem na fileira de trás, onde serão recebidos por uma tela que exibe seus nomes e o destino. Há também um botão digital que permite abrir a porta traseira e guardar a bagagem no porta-malas. Quando os clientes estiverem prontos para partir, basta tocar em "Iniciar Viagem".
A tela exibirá o tempo estimado de desembarque e animações mostrando o que o veículo está fazendo. Isso inclui "manobras como dar preferência a pedestres, reduzir a velocidade em semáforos, mudar de faixa e deixar um passageiro".
Recentemente, a Tesla estreou seu serviço de robotáxi no país norte-americano, mas passou a recebe algumas críticas. No Brasil, a Câmara dos Deputados ainda discute a regulamentação do serviço.
Confira os vídeos do VRUM nos canais doYouTube e Dailymotion!