x
UAI
Reciclagem!

Porsche fará volantes com material reciclado

Alguns pedaços de tecido e plastico, utilizados em modelos da marca alemã serão reciclados para a confecção de volantes

Publicidade
Os volantes dos carros da Porsche poderão ser feitos de materiais usados em outros modelos da marca, que serão reciclados
Os volantes dos carros da Porsche poderão ser feitos de materiais usados em outros modelos da marca, que serão reciclados Foto: Divulgação

A Porsche está investindo em novas técnicas para dar um destino sustentável a peças de automóveis em fim de vida útil. Em parceria com a BASF (fornecedora de matérias primas) e a empresa BEST (Bioenergia e Tecnologias Sustentáveis), a marca desenvolveu um projeto piloto que transforma plásticos triturados em espuma utilizada na produção de volantes.

Tradicionalmente, grande parte do resíduo automotivo pós-trituração, conhecido como ASR, acaba sendo incinerado para geração de energia, processo que não é considerado completamente sustentável. A proposta da Porsche é utilizar um método de reciclagem química que, aliado a matérias-primas de origem biológica, converte os resíduos em gás de síntese a altas temperaturas.

Porsche 911 GT3 (992.2)
Volantes da Porsche podem passar a ser feitos de materias reciclados Foto: Divulgação

No teste inicial, a BASF forneceu inicialmente poliuretano reciclado para fabricar a espuma usada em volantes esportivos de três raios. Embora o material ainda contenha parte de plásticos convencionais derivados de combustíveis fósseis, a iniciativa abre caminho para aumentar o uso de componentes reciclados nos carros da marca.

A Porsche não informou quando a tecnologia poderá ser aplicada em larga escala, mas afirma que o objetivo é ampliar a presença de materiais reaproveitados em futuros modelos, reduzindo o impacto ambiental da produção automotiva.

Porsche 911 Carrera S 2025
A base são para volantes de três raios Foto: Divulgação/Porsche

Além da Porsche, outras montadoras também vêm investindo em soluções semelhantes para reduzir resíduos e reaproveitar materiais. A BMW e a Mercedes-Benz, por exemplo, já testam plásticos reciclados em peças de acabamento interno, enquanto a Ford utiliza fibras de garrafas PET em estofamentos.