A Porsche está investindo em novas técnicas para dar um destino sustentável a peças de automóveis em fim de vida útil. Em parceria com a BASF (fornecedora de matérias primas) e a empresa BEST (Bioenergia e Tecnologias Sustentáveis), a marca desenvolveu um projeto piloto que transforma plásticos triturados em espuma utilizada na produção de volantes.
Tradicionalmente, grande parte do resíduo automotivo pós-trituração, conhecido como ASR, acaba sendo incinerado para geração de energia, processo que não é considerado completamente sustentável. A proposta da Porsche é utilizar um método de reciclagem química que, aliado a matérias-primas de origem biológica, converte os resíduos em gás de síntese a altas temperaturas.
No teste inicial, a BASF forneceu inicialmente poliuretano reciclado para fabricar a espuma usada em volantes esportivos de três raios. Embora o material ainda contenha parte de plásticos convencionais derivados de combustíveis fósseis, a iniciativa abre caminho para aumentar o uso de componentes reciclados nos carros da marca.
A Porsche não informou quando a tecnologia poderá ser aplicada em larga escala, mas afirma que o objetivo é ampliar a presença de materiais reaproveitados em futuros modelos, reduzindo o impacto ambiental da produção automotiva.
Além da Porsche, outras montadoras também vêm investindo em soluções semelhantes para reduzir resíduos e reaproveitar materiais. A BMW e a Mercedes-Benz, por exemplo, já testam plásticos reciclados em peças de acabamento interno, enquanto a Ford utiliza fibras de garrafas PET em estofamentos.
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