x
UAI
vale a pena?

McLaren irá leiloar carros de corrida da Fórmula 1, Indy e WEC

Mas o detalhe é que os carros a serem leiloados ainda não existem

Publicidade
McLaren possui equipe na IndyCar e na Fórmula 1; modelo do endurance será operado pela United Autosports a partir de 2027
McLaren possui equipe na IndyCar e na Fórmula 1; modelo do endurance será operado pela United Autosports a partir de 2027 Foto: Divulgação

A McLaren está vivendo um bom momento na Fórmula 1, caminhando para o segundo título seguido de construtores. Na Indycar, figura frequentemente entre os 5 primeiros com pelo menos um carro, e também anunciou que participará da categoria principal endurance a partir de 2027. Quem quiser ter uma parte da história de sucesso da marca poderá comprar três carros de corrida em um leilão no fim do ano, e torcer para que os carros sejam vitoriosos.

A fabricante de carros de rua que nasceu nas pistas, anunciou nesta semana que irá leiloar os carros da Fórmula 1 e da Fórmula Indy de 2026 e também do modelo que disputará o Mundial de Endurance (WEC) a partir de 2027. Curiosamente, o leilão vai acontecer após o GP de Abu Dhabi da Fórmula 1, marcado para o dia 8 de dezembro.

A McLaren voltará ao mundo do endurance para conquistar a “tríplice coroa” do automobilismo. Até hoje, os britânicos são a única equipe/fabricante a conseguir este feito. Em 1976, com Johnny Rutherford, a equipe venceu as 500 milhas de Indianápolis. Mais tarde, em 1984, o francês Alain Prost foi responsável por garantir a primeira vitória no Grande Prêmio de Mônaco para a equipe.

A vitória em Le Mans chegou somente em 1995, justamente em sua primeira aparição na lendária prova. Contrariando as previsões de vitória fácil dos protótipos, a vitória acabou ficando com o McLaren F1 GTR pilotado por Yannick Dalmas, JJ Lehto e Masanori Sekiya.

Apesar de diversos problemas em alguns carros inscritos para a prova, o McLaren F1 dominou Le Mans, com quatro carros entre os cinco primeiros, perdendo apenas a segunda colocação para um protótipo da Courage competition.

Segundo Zak Brown, CEO da McLaren Racing, quem comprar os carros terá também acesso VIP à equipe e aos carros durante a temporada em que estarão nas pistas:

“Esse leilão é uma oportunidade extraordinária de possuir uma peça da história automotiva e ofertar por um carro que competirá nas pistas antes mesmo do seu lançamento. A tríplice coroa é uma grande parte do nosso legado e estamos trabalhando duro para reconquistá-la. Além dos carros, os vencedores terão acesso VIP às equipes e também nas ações em pistas.