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BYD celebra avanço de 19% em julho "sem redução de IPI"

Marca chinesa contabilizou 9.616 unidades emplacadas no mês passado

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BYD Dolphin Mini é o elétrico mais popular do mercado brasileiro
BYD Dolphin Mini é o elétrico mais popular do mercado brasileiro Foto: Maurício Campelo/Vrum

A BYD emitiu uma nota, nesta quarta-feira (6), celebrando os bons resultados obtidos no Brasil durante julho. Considerando apenas os veículos de passeio, a gigante chinesa contabilizou 9.616 emplacamentos, uma alta de 19,05% em comparação com os dados de junho. 

No comunicado divulgado para a imprensa, a BYD fez questão de ressaltar que os bons números aconteceram mesmo sem o benefício de redução de IPI oferecido pelo governo. A montadora, vale lembrar, não foi contemplada com os programas "Carro Sustentável" e "IPI Verde"

A mensagem, vale pontuar, acontece após a BYD ver as montadoras mais tradicionais se revoltarem com seu pedido para o governo reduzir as tarifas de importação de kits de veículos em CKD e SKD. Após a polêmica, a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mudou a regra de importações, tentando contornar a situação.

Novo SUV elétrico BYD Yuan Plus
Novo SUV elétrico BYD Yuan Plus Foto: Divulgação: BYD China

De qualquer forma, a BYD emplacou 9.693 unidades em julho, considerando as vendas do varejo e diretas de automóveis e comerciais leves. No acumulado do ano, a marca já chega a 57.388 emplacamentos, uma alta de 48,5% frente ao mesmo período de 2024. Atualmente, trata-se da oitava maior marca no país. 

O Dolphin Mini foi o grande destaque do mês para a BYD, com recorde de 3.011 unidades comercializadas, alta de 57%. Outros modelos que chamaram atenção fora: King (+ 20%), Famíla Yuan (+ 15%) e Família Song (+ 12%). 

Top-5 no varejo

Especificamente no varejo, sem contar as vendas diretas, a BYD ficou entre as 5 marcas que mais venderam no mês passado. Ao todo, foram 8.926 unidades, um aumento de 8,77% em relação a junho. 

Neste recorte, destaca-se a presença da BYD no primeiro lugar do varejo de algumas capitais, como Brasília (DF), Maceió (AL) e Porto Velho (RO). "A BYD já estabeleceu um firme diálogo com o consumidor", exalta Alexandre Baldy, vice-presidente Sênior da marca no Brasil.