Quantos carros com cores além de preto, prata, cinza e branco, você viu na última semana? A opção de pinturas da indústria automotiva está cada vez menor. Muitos clientes não querem pagar mais na hora de configurar o veículo, ou mesmo pensam na hora de revender, afinal, uma cor chamativa pode dificultar na hora de revenda. Um novo estudo nos Estados Unidos mostrou qual cor apresentou a menor desvalorização.
Segundo a empresa de compra e venda de carros iSeeCars.com, ao contrário do que muitos podem pensar, as cores chamativas como amarelo, laranja e verde são as que mais seguram valor ao longo dos anos.
“Amarelo e laranja são as melhores cores para manter o valor de um veículo desde que começamos a acompanhar a depreciação por cor. Não são muito populares, mas possuem maior demanda que a oferta, o que se transforma em valor mais elevado no mercado”, afirmou Karl Brauer, analista da iSeeCars.
As cores mais tradicionais como preto, prata, branco, são as que mais perderam valor, de acordo com o levantamento. A cor branca é a que mais influencia negativamente, apresentando uma queda de 32,1% no preço. Um carro prateado, por sua vez, perde 29,8% do preço.
Considerando os carros mais vendidos do Brasil (Strada e Polo), somente a pintura preta sólida é oferecida de graça. A Volkswagen cobra R$ 900 para quem optar pelo branco sólido, ou mesmo R$ 1.650 para pintar o Polo nas cores metálicas Cinza Platinum ou Prata Sirius.
Na Fiat, a Strada pode ser pintada nas cores sólidas Vermelho Montecarlo e Branco Banchisa ao custo de R$ 990, enquanto as metálicas Cinza Silverstone e Prata Bari custam R$ 2.290.
Cores chamativas como o laranja, por exemplo, costumam ser utilizadas no lançamento dos carros, mas logo saem de linha. Isso aconteceu com o Chevrolet Onix, lançado na cor metálica Laranja Tiger, e que não faz parte do catálogo.
Outro exemplo é o Volkswagen T-Cross, que chegou a ter as cores Laranja Energetic e Bronze Namíbia no catálogo, mas deixaram de ser oferecidas ao longo dos anos. O Renault Kardian é um dos últimos carros do mercado a ser lançado na cor laranja, mas ela custa R$ 1.900 a mais do que o tom preto.
Stellantis aposta em carros coloridos
Na Itália, a Fiat está tentando mudar o cenário e busca incentivar seus clientes a comprar carros com mais cores. Um dos modelos mais coloridos da Stellantis nos últimos anos são os Peugeot e-208 e e-2008, que vieram importados ao Brasil nas cores amarela para o hatch e laranja e azul para o SUV.
Por falar em importados, marcas como Porsche, Audi, Ferrari e McLaren conseguem mais liberdade para apostar em veículos com cores chamativas.
Durante a apresentação do Jeep Avenger, o CEO da Stellantis na América do Sul, Emanuelle Capellano, foi questionado se o SUV será oferecido na cor amarela, cor de lançamento do modelo no Velho Continente e até brincou falando que se dependesse dele, sim, mas os departamentos responsáveis não deixariam.
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