x
UAI
Qual você prefere?

Estudo aponta qual cor de carro desvaloriza menos; resultado surpreende

Enquanto muitos acreditam que cores sóbrias são o melhor na hora de revender, cor que menos desvaloriza é bem chamativa

Publicidade
Fiat Pulse 2026 teve a cor branca como cor de lançamento
Fiat Pulse 2026 teve a cor branca como cor de lançamento Foto: Divulgação/Stellantis

Quantos carros com cores além de preto, prata, cinza e branco, você viu na última semana? A opção de pinturas da indústria automotiva está cada vez menor. Muitos clientes não querem pagar mais na hora de configurar o veículo, ou mesmo pensam na hora de revender, afinal, uma cor chamativa pode dificultar na hora de revenda. Um novo estudo nos Estados Unidos mostrou qual cor apresentou a menor desvalorização.

Segundo a empresa de compra e venda de carros iSeeCars.com, ao contrário do que muitos podem pensar, as cores chamativas como amarelo, laranja e verde são as que mais seguram valor ao longo dos anos.

“Amarelo e laranja são as melhores cores para manter o valor de um veículo desde que começamos a acompanhar a depreciação por cor. Não são muito populares, mas possuem maior demanda que a oferta, o que se transforma em valor mais elevado no mercado”, afirmou Karl Brauer, analista da iSeeCars.

peugeot e208 amarelo e peugeot e2008 laranja eletrico
Peugeots elétricos importados contavam com cores chamativas Foto: Vrum

As cores mais tradicionais como preto, prata, branco, são as que mais perderam valor, de acordo com o levantamento. A cor branca é a que mais influencia negativamente, apresentando uma queda de 32,1% no preço. Um carro prateado, por sua vez, perde 29,8% do preço.

Considerando os carros mais vendidos do Brasil (Strada e Polo), somente a pintura preta sólida é oferecida de graça. A Volkswagen cobra R$ 900 para quem optar pelo branco sólido, ou mesmo R$ 1.650 para pintar o Polo nas cores metálicas Cinza Platinum ou Prata Sirius.

 volkswagen polo track 2023 prata de tras estacionado
Volkswagen Polo Track na cor Prata Sirius Foto: Divulgação

Na Fiat, a Strada pode ser pintada nas cores sólidas Vermelho Montecarlo e Branco Banchisa ao custo de R$ 990, enquanto as metálicas Cinza Silverstone e Prata Bari custam R$ 2.290.

Cores chamativas como o laranja, por exemplo, costumam ser utilizadas no lançamento dos carros, mas logo saem de linha. Isso aconteceu com o Chevrolet Onix, lançado na cor metálica Laranja Tiger, e que não faz parte do catálogo. 

Outro exemplo é o Volkswagen T-Cross, que chegou a ter as cores Laranja Energetic e Bronze Namíbia no catálogo, mas deixaram de ser oferecidas ao longo dos anos. O Renault Kardian é um dos últimos carros do mercado a ser lançado na cor laranja, mas ela custa R$ 1.900 a mais do que o tom preto.

Renault Kardian laranja de frente em foto de estúdio
Renault Kardian Foto: Divulgação

Stellantis aposta em carros coloridos

Na Itália, a Fiat está tentando mudar o cenário e busca incentivar seus clientes a comprar carros com mais cores. Um dos modelos mais coloridos da Stellantis nos últimos anos são os Peugeot e-208 e e-2008, que vieram importados ao Brasil nas cores amarela para o hatch e laranja e azul para o SUV.

Por falar em importados, marcas como Porsche, Audi, Ferrari e McLaren conseguem mais liberdade para apostar em veículos com cores chamativas.

Apesar da semelhança de tamanho com Renegade, Avenger é mais compacto
Apesar da semelhança de tamanho com Renegade, Avenger é menor Foto: Divulgação

Durante a apresentação do Jeep Avenger, o CEO da Stellantis na América do Sul, Emanuelle Capellano, foi questionado se o SUV será oferecido na cor amarela, cor de lançamento do modelo no Velho Continente e até brincou falando que se dependesse dele, sim, mas os departamentos responsáveis não deixariam.