Os rumores de que a Neta pode falir aumentaram nos últimos dias. Isto porque o logo da marca foi completamente retirado da sede da empresa, localizada em Xangai, na China. A imagem foi amplamente compartilhada nas redes sociais.
Em nota enviada ao site "CarNewsChina", a fabricante de carros eletrificados afirmou que sairá do prédio devido ao fim do contrato de aluguel. A Neta, por outro lado, não informou onde será instalada sua nova base.
As especulações sobre um possível processo de falência se intensificaram após a Neta sofrer uma queda de 98% nas vendas e demitir funcionários. Segundo a imprensa chinesa, as perdas acumuladas da empresa passaram de 18,3 bilhões de yuans (cerca de US$ 2,5 bilhões).
Para piorar a situação, a marca de veículos eletrificados, que pertence ao Grupo Hozon Auto, viu o índice de endividamento chegar a 217%.
Em meio a este cenário, o site "Kuai Technology" noticiou que a Neta poderia ser comprada pela Toyota. A ideia da renomada montadora japonesa seria fortalecer o seu nome no ramo de eletrificados na China. Posteriormente, entretanto, a informação foi negada pelos nipônicos.
Neta no Brasil
Em novembro do ano passado, a marca desembarcou ao Brasil vendendo seus carros em shoppings de cinco estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba, Ceará e Espírito Santo. Já em janeiro de 2025, a marca abriu sua primeira concessionária no Rio de Janeiro.
Apesar disso, a Neta vendeu apenas 42 carros no Brasil entre janeiro e abril deste ano, segundo a Fenabrave. Mesmo assim, o CEO da marca chinesa, Fang Yunzhou, garante que a empresa não deixará o Brasil.
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