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ficou barato?

Se o IPI cair, estes serão os novos preços dos carros populares

Medida ainda não foi aprovada, mas pode deixar modelos 1.0 até R$ 7 mil mais baratos

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Polo Track, modelo entra na lei de insenção de IPI
Polo Track, modelo entra na lei de insenção de IPI Foto: Divulgação

O governo federal estuda um novo programa de incentivo à indústria automotiva nacional que pode deixar os carros populares até R$ 7 mil mais baratos. A proposta prevê isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos 1.0 flex aspirados produzidos no Brasil, com potência de até 90 cv, até o fim de 2026.

A medida ainda não foi aprovada oficialmente, o texto está sendo discutido nos bastidores entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e representantes do setor automotivo, e depende de regulamentação para entrar em vigor.

A ideia do governo é facilitar o acesso da população ao carro novo, estimulando a produção de modelos mais acessíveis, econômicos e menos poluentes. Com isso, montadoras como Renault, Fiat, Volkswagen, Chevrolet e Hyundai seriam diretamente beneficiadas, já que produzem modelos dentro dos critérios previstos.

Quanto vai custar?

Caso a proposta avance, a isenção do IPI pode representar uma redução média de 7% no preço final de fábrica. Veja abaixo a estimativa de quanto os carros podem custar com a nova política:

Modelo

Preço atual

Preço com IPI zero

Economia aprox.

Renault Kwid Zen 1.0

R$?79.790

R$?74.200

R$?5.600

Fiat Mobi Like 1.0

R$?80.990

R$?75.300

R$?5.700

Citroën C3 Live 1.0

R$?81.400

~R$?75.700

~R$?5.700

Fiat Argo 1.0

R$?91.990

R$?85.550

R$?6.400

Chevrolet Onix 1.0 MT

R$?94.900

R$?88.250

R$?6.650

Hyundai HB20 Comfort 1.0

R$?95.790

R$?89.085

R$?6.705

Volkswagen Polo Track 1.0

R$?95.790

R$?89.085

R$?6.705

Caso avance, a medida pode representar um alívio para o mercado de entrada, que tem sofrido com os altos custos de produção, juros elevados e baixa oferta de modelos abaixo dos R$ 80 mil.

Renault Kwid azul em movimento na rua
Renault Kwid é um dos carros 0 km mais baratos do Brasil Foto: Renault/Divulgação

A última tentativa do governo de baratear carros ocorreu em 2023, com um programa temporário de bônus subsidiado. Agora, com a isenção do IPI até 2026, a ideia é criar um estímulo mais duradouro e estruturado.

Por enquanto, a redução de preços é apenas uma projeção baseada no texto da proposta. O consumidor que busca um carro popular deve aguardar os desdobramentos nos próximos meses.