Um dos grandes acertos recentes da Volkswagen foi o lançamento da ‘nova kombi’, batizada oficialmente como ID.Buzz. Contudo, o modelo 100% elétrico por pouco não teve uma motorização alternativa.
Em entrevista ao portal australiano GoAuto, Stefan Mecha, chefe do departamento de veículos comerciais da Volkswagen, revelou que uma motorização com extensor de alcance (REEV), foi cogitada para o ID.Buzz.
Segundo o executivo, os engenheiros exploraram formas de viabilizar a adoção de um motor a combustão, porém, esbarraram em problemas de espaço. A parte dianteira da “minivan” é construída de forma compacta e não suporta a adoção de um motor a gasolina e todos os itens necessários para esse motor funcionar.
Isso acontece porque o ID.Buzz (e todos os elétricos da marca) são construídos a partir da plataforma modular MEB, pensada exclusivamente para carros 100% elétricos.
Contudo, os novos elétricos da marca, especialmente os modelos desenvolvidos e produzidos na China, já são produzidos com essa tecnologia eletrificada. No caso do ID.ERA 9X, por exemplo, um motor 1.5 a gasolina é usado como gerador e garante alcance próximo aos 1.000 km.
Na Europa e até nos Estados Unidos, a próxima geração de modelos da marca contará com essa tecnologia. A marca de SUVs off-road Scout já terá essa tecnologia embarcada.
O ID.Buzz, contudo, deverá encerrar a atual geração somente como um veículo elétrico. Até o momento, não há rumores de uma nova geração. Considerando os processos de cortes de custos que o Grupo Volkswagen vem enfrentando nos últimos meses, é provável que o ID.Buzz saia de linha em breve.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!