O Renault Boreal começou a ser fabricado na Turquia na última semana. Desenvolvido e inicialmente fabricado no Brasil, o SUV do segmento C é um importantíssimo para a marca francesa, não somente na América do Sul, mas também em mercados globais. Até por isso, o modelo turco adianta uma novidade aguardada: motorização híbrida e futuramente tração integral.
Produzido em Bursa, o modelo será exportado para países da Europa Oriental, Oriente Médio, Norte da África e África Sub-saariana. Em termos práticos, o Boreal turco será exatamente o mesmo do modelo brasileiro, com exceção da motorização.
Debaixo do capô, o Boreal europeu será vendido com o motor 1.3 turbo e transmissão EDC com 145 cv de potência, uma configuração mais conservadora do que o 1.3 turboflex de 163 cv com etanol e 153 cv com gasolina do modelo brasileiro.
Para além da opção apenas a gasolina, o Boreal produzido na Turquia estreia o conjunto híbrido E-Tech de 160 cv. O conjunto é composto pelo motor 1.8 HR18 aspirado e de ciclo Atkinson desenvolvido pela Horse (e já utilizado em Dacia Bigster e Renault Captur na Europa) e promete 80% da condução urbana em uso totalmente elétrico. No padrão WLTP, o conjunto registra médias de consumo de 20,8 km/l, segundo o padrão WLTP.
A Renault também confirmou que o Boreal produzido na Turquia ganhará, até final deste ano, uma variante híbrida 4x4 com 150 cv de potência. A fabricante francesa não divulgou detalhes sobre a motorização da versão 4x4, que deverá ser híbrida-leve de 48 Volts com as rodas traseiras sendo tracionadas por um motor elétrico.
O sistema já é aplicado no Dacia Bigster, mas nesse caso, o motor é 1.2 turbo de 140 cv de potência e 23,5 kgfm de torque, enquanto o eixo traseiro conta com motor elétrico de 31 cv e 8,9 kgfm de torque. A transmissão é automatizada de dupla embreagem DCT, a mesma do Boreal, inclusive.
No Brasil, o Boreal híbrido já foi confirmado pelo presidente da Renault Geely, Ariel Montenegro. O sistema deverá usar o motor 1.3 turbo atual do Boreal como base para carregar as baterias (de 0,84 kWh no modelo europeu) e tracionar as rodas dianteiras. Se o conjunto apresentar o mesmo funcionamento do europeu, será possível usar tração 4x2 dianteira, 4x2 traseira, ou 4x4 sob demanda. Segundo a Autoesporte, o conjunto nacional terá 180 cv de potência e é chamado de e-4WD.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!