A Ford pode usar baterias da BYD em seus carros híbridos. Segundo matéria do Wall Street Journal, publicada nesta quinta-feira (15), as duas montadoras estão em fase de negociação. O acordo pode ser firmado nos próximos dias.
De acordo com a reportagem, a Ford cogita usar baterias da BYD em mercados fora dos Estados Unidos. Questionada pela mídia local sobre as negociações, a montadora norte-americana despistou. "Conversamos com muitas empresas sobre diversos assuntos", disse. A fabricante chinesa ainda não respondeu.
O assessor comercial da Casa Branca, Peter Navarro, criticou a ideia após a divulgação do relatório. Através das redes sociais, o membro do governo Donald Trump reprovou qualquer parceria com a empresa asiática.
"Então a Ford quer, ao mesmo tempo, fortalecer a cadeia de suprimentos de um concorrente chinês e torná-la mais vulnerável à extorsão dessa mesma cadeia de suprimentos? O que poderia dar errado?", escreveu Navarro na plataforma de mídia social X.
A Ford pretende aumentar seu portifólio de veículos eletrificados ao redor do mundo até 2030. No ano passado, a marca anunciou, por exemplo, que o Brasil receberá as versões híbridas PHEV de Ranger e Territory.
A meta da Ford é de que 50% de suas vendas até 2030 sejam feitas com carros eletrificados em todos os níveis. Assim, caso o acordo com a BYD seja sacramentado, a marca teria acesso a baterias mais baratas e tecnologia avançada de um dos maiores fabricantes de veículos elétricos da China.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!