Os carros voadores estão cada vez mais próximos da realidade. Nesta sexta-feira (19), a Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, fez o primeiro teste de seu eVTOL (Veículo Elétrico de Pouso e Decolagem), no interior de São Paulo.
Produzido em Taubaté, o modelo foi testado na planta da fábrica da Embraer, na cidade de Gavião Peixoto, situada a 243 km da capital paulista. A Eve informou que o protótipo se comportou conforme o esperado.
Nesta fase, a subsidiária da Embraer avaliou a integração dos oito propulsores, o gerenciamento de energia e o ruído emitido durante o teste. Vale lembrar que a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) ainda não liberou a operação dos eVTOLs no país.
A expectativa é que a aprovação ocorra até 2027. Até lá, a Eve afirma que realizará diversos outros testes. Por enquanto, a empresa já recebeu mais de 3 mil clientes interessados em adquirir as aeronaves.
Vale lembrar que a Eve contou com um grande aporte para o desenvolvimento dos modelos. Somente em 2024, a Embraer conseguiu o empréstimo de 50 milhões de dólares (R$ 258 milhões) com o Citibank. Depois, houve o empréstimo de R$ 500 milhões do BNDES para a construção da fábrica.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas