A Fiat segue desenvolvendo uma nova família de produtos na Europa, e a segunda geração do SUV Fastback parece ser a primeira das próximas novidades da marca italiana. Já flagrado em testes, a novidade agora teve o interior e os faróis expostos.
Visualmente, o novo Fastback é uma clara evolução do Grande Panda e do Fastback Concept, apresentado em 2024. Na dianteira, a parte inferior mostra uma grade com desenho retangular, similar ao já visto no Fastback atual. Os faróis são horizontais e finos, além de ostentar um padrão visual bem mais próximo do convencional, ao contrário do Grande Panda.
Na lateral, o modelo não esconde a origem na plataforma Smart Car, e possui retrovisores, portas e até parabrisa muito próximo ao de modelos da Peugeot-Citroën, responsável pelo desenvolvimento dessa base.
Vale destacar ainda os arcos de roda com acabamento plástico, que estão bem menores quando comparados com o do Fastback atual. O caimento de teto está presente, apesar da tentativa da Fiat de enganar com um apêndice aerodinâmico na traseira.
Um dos protótipos de teste estava sem a peça traseira e foi possível observar a janela traseira, bem próxima a do Fastback atual, bem como ver a nova lanterna, que ostenta três linhas horizontais em um desenho completamente inédito.
Interior de Grande Panda
O interior do novo Fastback apresenta muita similaridade com o visto no Grande Panda. Os bancos inteiriços ostentam as barras da Fiat Flag, enquanto o console central elevado, bem como as telas, parecem ser as mesmas do Panda.
A diferença fica por conta de detalhes como o formato dos bancos, as saídas de ar-condicionado e o desenho do painel em geral. No caso do Fastback, o acabamento parece ser melhor e também mais sóbrio e refinado, ao contrário do Panda, que tem uma proposta mais jovem e ousada.
O esquema de telas lembra bastante o visto em Citroën C3 Aircross (europeu) e Opel Frontera e deve manter as dimensões de 10 polegadas tanto para a multimídia quanto para o painel de instrumentos.
A motorização ainda é um mistério, mas o modelo brasileiro deverá manter os motores 1.0 turbo a combustão e o 1.0 T200 híbrido-leve, e na Europa, as motorizações podem oferecer até uma opção 100% elétrica, graças justamente à plataforma Smart Car.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!