O avanço dos carros elétricos e híbridos já é uma realidade nas ruas do Brasil. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, a frota nacional já soma centenas de milhares de unidades e deve continuar crescendo nos próximos anos, impulsionada não apenas pela busca por soluções mais sustentáveis, como por modelos mais econômicos.
Com essa nova fase da mobilidade, também surgem novas exigências de manutenção. Se nos veículos a combustão a principal preocupação sempre foi a troca de óleo do motor, nos modelos eletrificados a atenção se volta para fluidos de transmissão, lubrificantes especiais e controle térmico dos sistemas.
Segundo Wellington Santos, especialista técnico da Castrol, os eletrificados seguem uma lógica totalmente diferente. “A lubrificação correta impacta diretamente no bolso do consumidor, na eficiência energética e na durabilidade do veículo”, explica.
Com a presença cada vez maior de carros elétricos e híbridos nas ruas brasileiras, cresce também a necessidade de conscientização sobre cuidados específicos. A manutenção adequada é parte essencial para que a mobilidade elétrica continue evoluindo de forma segura, eficiente e sustentável no país. Abaixo estão alguns pontos que há necessidade de ter atenção:
1- Transmissão dos elétricos
Mesmo sem o tradicional motor a combustão, os carros 100% elétricos continuam dependendo da transmissão. O fluido que atua nesse sistema é responsável por reduzir atrito, controlar a temperatura e evitar desgaste prematuro. Quando a troca não é feita no tempo certo ou se utiliza um produto inadequado, a eficiência cai e até a autonomia pode ser afetada.
A recomendação é que a substituição do fluido de transmissão aconteça, em média, entre 60 mil e 80 mil km, sempre respeitando as orientações do manual do fabricante. Esse cuidado ajuda a preservar o sistema e garante funcionamento mais eficiente e duradouro.
2- Híbridos sofrem mais com o liga e desliga
Nos modelos híbridos, o motor a combustão entra e sai de funcionamento diversas vezes ao longo do trajeto. Esse ciclo constante exige lubrificantes capazes de proteger desde a partida, mesmo em temperaturas mais baixas. Outro ponto de atenção é a prevenção da pré-ignição em baixa velocidade, conhecida como LSPI, que pode comprometer o desempenho e até causar danos ao motor.
Lubrificantes modernos, especialmente os de base sintética e de baixa viscosidade, oferecem resposta mais rápida, melhor limpeza interna e maior proteção em situações de uso intenso.
3- Controle térmico ajuda a preservar a bateria
A bateria pode ser considerada o coração dos veículos eletrificados e também um dos componentes mais sensíveis. O excesso de calor pode reduzir sua eficiência e encurtar sua vida útil. Por isso, fluidos e lubrificantes específicos também atuam no controle térmico, ajudando o sistema a trabalhar em um nível mais seguro e estável de temperatura.
4- Manutenção preventiva evita surpresas
Assim como em qualquer outro tipo de veículo, a manutenção preventiva continua sendo fundamental. Checar regularmente os níveis e a condição dos fluidos reduz o risco de falhas inesperadas e ajuda a manter o desempenho original do carro. As trocas devem seguir rigorosamente o que está previsto no manual e, é essencial optar por produtos homologados ou equivalentes.
5- A eficiência é aliada da sustentabilidade
Além de proteger os componentes, o uso correto de lubrificantes e fluidos influencia diretamente na eficiência energética do veículo. Produtos com baixo atrito reduzem as perdas de energia, aumentam a autonomia e ainda contribuem para uma mobilidade mais limpa.
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