x
UAI
Vale a pena recarregar?

Híbridos plug-in lideram eletrificação no Brasil, aponta ABVE

Associação responsável pela curadoria de dados do segmento dele eletrificados aponta a preferência do público brasileiro

Publicidade
Toyota RAV4 foi um dos primeiros híbridos plug-in do Brasil
Toyota RAV4 foi um dos primeiros híbridos plug-in do Brasil Foto: Toyota/Divulgação

Os carros híbridos estão aos poucos conquistando as ruas brasileiras, e segundo o mais recente levantamento da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), a tecnologia plug-in é a que lidera a eletrificação no país com 27.442 unidades no primeiro quadrimestre.

Esse número é expressivo pois correspondem a 50% de todos os eletrificados vendidos no país. Em relação ao mesmo período no ano passado, esses carros cresceram 91%.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o segmento apresentou um crescimento de 91%, porém, o destaque não é novo. Desde 2023, os veículos híbridos plug-in (PHEV) são os líderes entre os eletrificados. Os principais expoentes desses carros são as chinesas BYD e GWM

O que explica esse sucesso?

Mitsubishi aposta em carros plug-in desde 2013
Híbridos plug-in permitem liberdade de escolha para os motoristas Foto: Divulgação

“Hoje, por causa da diversidade de opções, esse consumidor já não toma mais sua decisão de compra em termos, por exemplo, de km/litro, como no passado. O racional é diferente: a tecnologia oferece aquilo que as pessoas precisam, conforme seu estilo de vida”, afirma o presidente da ABVE, Ricardo Bastos.

No caso dos híbridos plug-in, os proprietários podem usufruir da mobilidade totalmente elétrica por alguns km, e em determinadas situações usar o conjunto em paralelo para conseguir o melhor consumo de combustível. 

Essa alternativa se mostra benéfica para quem só pode ter um carro e realiza pequenos trajetos durante o dia, permitindo rodar sem gastar uma gota de combustível e sempre podendo recarregar em casa.

Mercado em abril

Somente neste mês, o total de eletrificados vendidos foi de 19.823 unidades. Porém, a ABVE passou a desconsiderar os híbridos leves em sua conta, e considera oficialmente 14.759 eletrificados vendidos. 

Para a associação, os híbridos precisam contar com motor elétrico forte o suficiente para mover as rodas, o que os veículos híbridos leves (MHEV) não conseguem.

Confira as vendas de carros eletrificados por tecnologia em abril/2025:

PHEV: 7.913
BEV (100% elétrico): 4.702
HEV Flex (híbrido pleno): 1.314
HEV: 830
MHEV 12V: 3.933
MHEV 48V: 1.131