O IAA Mobility Show é um evento com foco para soluções de mobilidade sustentável e digital, e ocorre todo ano em Munique, Alemanha. A Volkswagen prepara grandes anúncios para fazer durante o evento, sendo os principais o GTI elétrico e o ID.Cross, que promete chegar em 2026 e ter até 420 km de autonomia.
O ID. Cross é, basicamente, uma versão crossover do futuro ID. Polo, com dimensões semelhantes às do T-Cross. O conceito antecipa o modelo de produção e promete tornar o SUV elétrico mais acessível da VW. O design é quadrado e robusto, remetendo aos SUVs tradicionais da marca.
Segundo a montadora alemã, o conceito traz sutis referências a modelos icônicos, como por exemplo as colunas C ligeiramente inclinadas lembram o Golf, as três persianas horizontais remetem ao ID. Buzz, e os tetos “flutuantes”, evidenciados pelos pilares escurecidos em contraste com a pintura verde “Urban Jungle”, seguem a tendência de 2025.
Rodas grandes aro 21 completam o visual, mesmo com o carro medindo apenas 4,16m de comprimento, 1,83m de largura e 1,58m de altura. O conceito ainda incorpora barras de luz e emblemas iluminados, além de persianas retroiluminadas.
Muitos desses elementos ainda podem ser ajustados para o modelo final, mas o ID.Cross se aproxima mais de um protótipo de produção do que de um estudo de design puro, com maçanetas convencionais, revestimento de plástico preto e retrovisores tradicionais.
No interior, a Volkswagen reafirma o compromisso com os botões físicos. Além dos controles de ar condicionado no console central, o volante traz diversas teclas, enquanto os assentos contam com botões revestidos de tecido e a porta do motorista mantém os controles de janelas e espelhos.
O console central tem um botão giratório à frente de uma base de carregamento sem fio para dois smartphones, e os porta-copos ficam sobre folhas de eucalipto atrás de painéis semitransparentes. O painel combina uma tela digital de 11" com uma central multimídia de 13 polegadas, mostrando que a VW está se afastando da integração completa das telas nos painéis.
Baseado na plataforma MEB+, projetada para tração dianteira, o ID.Cross conta com um motor de 211 cv no eixo dianteiro, atingindo até 175 km/h, e um conjunto de baterias que garante até 420 km de autonomia no ciclo WLTP. O modelo de produção chegará em 2026 com novo nome, possivelmente ID.Polo Cross, juntando-se ao ID.Polo e ao ID.Polo GTI.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion