x
UAI
polo elétrico

Volkswagen confirma ID.Polo elétrico e versão GTI do modelo para 2026

Hatch compacto estreia no Salão de Munique e terá até 420 km de autonomia, além de versão esportiva GTI com 226 cv

Publicidade
ID. Polo 2026
ID. Polo 2026 Foto: Divulgação/Volkswagen

A Volkswagen confirmou que seu novo hatch compacto elétrico se chamará ID.Polo, resgatando um dos nomes mais tradicionais da marca agora na era da eletrificação. O modelo será apresentado em versão camuflada durante o Salão de Munique, entre 8 e 14 de setembro de 2025, e chegará ao mercado europeu em maio de 2026.

A principal promessa da fabricante é de preço acessível, posicionado abaixo de 25 mil euros (cerca de R$ 147 mil na conversão direta). No Reino Unido, a expectativa é de valores iniciais em torno de 22 mil libras, com versões mais completas chegando a 26 mil libras.

ID. Polo 2026
ID. Polo 2026 Foto: Divulgação/Volkswagen
Com 4,05 metros de comprimento, o ID. Polo é ligeiramente maior que o Polo a combustão, além de ser 7 cm mais largo, 6 cm mais alto e ter entre-eixos 3 cm maior, o que garante melhor espaço interno. O porta-malas também cresceu, oferecendo 400 litros de capacidade, cerca de 100 litros a mais que o modelo atual.

A gama incluirá duas opções de bateria, de 38 kWh e 56 kWh, que garantem autonomia de até 420 km no ciclo WLTP. A versão de entrada deve ter cerca de 100 cv, enquanto o esportivo ID. Polo GTI entregará 226 cv, tração dianteira, diferencial esportivo e vetorização de torque.

Em tecnologia, o hatch contará com recursos de condução semiautônoma, como Travel Assist (assistente de faixa e leitura de semáforos), Park Assist Plus com memória e câmera 360°. O interior deve adotar uma nova filosofia de ergonomia, com o retorno de botões físicos e comandos giratórios, após críticas ao excesso de controles sensíveis ao toque em modelos anteriores.

ID. Polo 2026
ID. Polo 2026 Foto: Divulgação/Volkswagen

O ID. Polo é o primeiro modelo da chamada Electric Urban Car Family, que também terá o ID. Cross — versão elétrica do T-Cross prevista para o fim de 2026. Ambos usarão a plataforma MEB Entry, compartilhada com o Skoda Epiq e o Cupra Raval.

Com o novo hatch, a Volkswagen aposta em um elétrico popular que une preço competitivo, nome consagrado e autonomia suficiente para o dia a dia, mirando diretamente rivais como Renault 5 E-Tech e Peugeot e-208.