x
UAI
BATENDO A CONCORRÊNCIA

BYD vende quase três vezes mais carros que a Tesla na Europa

Montadora chinesa registrou aumento de impressionantes 285% neste ano; empresa de Musk está em queda no Velho Continente

Publicidade
BYD Dolphin Reestilizado
BYD Dolphin Reestilizado Foto: Reprodução/Dongchedi

A BYD está superando a concorrente Tesla com certa facilidade na Europa. Em outubro, a montadora chinesa vendeu 17.470 veículos eletrificados na região, quase três vezes mais que a fabricante de Elon Musk. A empresa norte-americana contabilizou apenas 6.964 emplacamentos no Velho Continente no período.

Os números mostram os momentos distintos das montadoras de carros eletrificados. A BYD comemorou um aumento de 206,8% em relação aos 5.695 comercializados em outubro do ano passado na Europa. No acumulado de 2025, a gigante da China viu suas vendas aumentaram impressionantes 285%, passando de 35.949 para 138.390 unidades.

A Tesla, por sua vez, vive um momento oposto. Na comparação com outubro de 2024, quando 13.519 veículos foram emplacados na região, houve queda de 48,5%. Nos primeiros dez meses deste ano, as vendas locais da marca americana caíram 29,6%, para 180.688 unidades.

BYD Song Pro
BYD Song Pro é o carro mais exportado da China Foto: Luiz Forelli/Vrum

O último levantamento também escancara o movimento do mercado europeu. Além da BYD, outras marcas chinesas estão ganhando terreno, como a SAIC, que tem crescimento de 26,5% no acumulado de 2025 frente ao mesmo período de 2024. 

Somente no último mês, cerca de 75 mil veículos de marcas chinesas foram vendidos na União Europeia, no Reino Unido e nos países da EFTA, que incluem Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. Os líderes das montadoras tradicionais já mostraram preocupação com o avanço da China no continente. 

Tesla Model 3
Tesla Model 3 é um dos elétricos mais vendidos no EUA Foto: Reprodução

Ao mesmo tempo, a Tesla segue em "queda livre" na Europa. Além do aumento da concorrência com a chegada das fabricantes asiáticas, as polêmicas envolvendo Musk também contribuíram para a queda da fabricante norte-americana.