x
UAI
Layoff

Chevrolet vai suspender contratos de trabalhadores em fábrica no RS

A medida, chamada de layoff, começa no dia 22 de dezembro e será válida de 2 a 5 meses

Publicidade
Fábrica da Chevrolet em Gravataí (RS)
Fábrica da Chevrolet em Gravataí (RS) Foto: Divulgação/Chevrolet

A General Motors (GM) vai suspender os contratos de 650 trabalhadores na fábrica da Chevrolet em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A medida, chamada de layoff, começa no dia 22 de dezembro e será válida de 2 a 5 meses.

As informações foram compartilhadas pelo presidente do sindicato dos metalúrgicos no município, Valcir Ascari. Segundo o representante, a suspensão dos contratos pode ser prorrogada pela GM. Até o momento, a montadora não se manifestou sobre o tema. 

Principal planta da GM no Brasil, a fábrica de Gravataí emprega cerca de 5 mil pessoas, sendo quatro mil funcionários da montadora e fornecedores. Os outro 1 mil trabalhadores são dividos entre transportadoras e outras terceirizadas.

Sonic é o nome do novo SUV da Chevrolet
Sonic é o nome do novo SUV da Chevrolet Foto: Divulgação/General Motors

No local, a Chevrolet produz dois de seus principais produtos para o mercado nacional: Onix e Onix Plus. O layoff, inclusive, pode estar ligado à produção do Chevrolet Sonic, SUV compacto que foi anunciado pela marca recentemente. 

O novo modelo é um utilitário esportivo derivado do Onix e utilizará boa parte das soluções empregadas no hatchback. Desta forma, a GM deve comunicar quais são os seus planos para a fábrica de Gravataí nas próximas semanas. 

Para a produção do novo SUV, a General Motors prevê o investimento de mais de R$ 1,2 bilhão. A expectativa é que o Sonic chegue às concessionárias em 2026.