x
UAI
Aguardado!

Toyota Yaris Cross será revelado no Salão do Automóvel

Novo SUV compacto da Toyota será a grande estrela do evento em São Paulo

Publicidade
Toyota Yaris Cross
Toyota Yaris Cross Foto: Toyota/Divulgação

Mesmo com um fim de ano conturbado com a destruição da fábrica de motores em Porto Feliz (SP), a Toyota estará presente no Salão do Automóvel e levará sua principal novidade para o mercado sul-americano nos últimos anos: o SUV compacto Yaris Cross.

Inicialmente prometido para meados de outubro e novembro, a marca chegou a adiar o lançamento do novo produto. Nas redes sociais, a Toyota do Brasil confirmou que o Yaris Cross estará no Salão e tratou de destacar a motorização híbrida:

"A hora chegou! O SUV mais aguardado dos últimos anos tem data e local para sua estreia: Salão do Automóvel 2025. Prepare-se para conhecer o híbrido Toyota que vai superar as suas expectativas. Nos vemos no Anhembi. A contagem regressiva começou", disse a postagem da Toyota.

Motor híbrido é grande novidade

A principal novidade do Yaris Cross será o motor 1.5 aspirado e 1.5 híbrido nas versões mais caras. Esses propulsores estavam próximos de ter a produção iniciada em Porto Feliz (SP), antes das chuvas destruírem a fábrica e os equipamentos.

Para a produção de Corolla, Corolla Cross e Yaris hatch (para exportação), a Toyota conseguiu importar motores de outros mercados.

O que esperar do Yaris Cross?

Toyota Yaris Cross
Toyota Yaris Cross Foto: Divulgação

Lançado em 2023 na Indonésia, o Yaris Cross é produzido a partir da plataforma DNGA, uma variante mais simples da TNGA, utilizada por Corolla e Corolla Cross.

Considerando o desempenho em outros mercados, o modelo aspirado deverá ter potência na casa dos 110 cv e torque de 14,1 kgfm. Já no conjunto híbrido, a potência combinada será a mesma, mas com torque máximo de 14,4 kgfm. Independente da opção de motor, a transmissão será do tipo automática.

Toyota Yaris Cross
Interior do Yaris Cross é relativamente simples Foto: Divulgação

Na Ásia, o Yaris Cross mede 4,31 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. O porta-malas possui 471 litros de capacidade.

A expectativa é que o modelo seja vendido em até quatro versões, com provavelmente duas flex e duas híbridas-flex, sendo o híbrido mais acessível da Toyota no Brasil, e podendo, inclusive, ser o carro híbrido mais em conta do mercado nacional.