x
UAI
adiado!

Toyota adia lançamento do Yaris Cross após vendaval atingir fábrica

Fortes chuvas danificaram a fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP), atrasando o lançamento do Yaris Cross 2026 no Brasil

Publicidade
Toyota Yaris Cross
Toyota Yaris Cross Foto: Toyota/Divulgação

O lançamento do Toyota Yaris Cross 2026 no Brasil, previsto inicialmente para outubro, foi adiado devido aos estragos causados por um forte temporal na fábrica de motores da marca em Porto Feliz (SP). O incidente, ocorrido em 22 de setembro, danificou parte do telhado e da estrutura metálica do galpão, além de causar ferimentos leves em dez funcionários.

A unidade de Porto Feliz é responsável pela produção de motores que equipam modelos como Corolla e Corolla Cross, além de abastecer a linha de montagem de Sorocaba (SP), onde o novo Yaris Cross será fabricado. Com a paralisação parcial das atividades, a Toyota optou por reprogramar o cronograma de lançamento do SUV compacto.

Interior da fábrica da Toyota em Porto Feliz (SP)
Interior da fábrica da Toyota em Porto Feliz (SP) Foto: Reprodução/Redes Sociais

Veja o comunicado oficial enviado pela Toyota para a imprensa:

"Na última segunda-feira (22/09), uma forte chuva acompanhada de ventos intensos atingiu a unidade de produção de motores da Toyota em Porto Feliz (SP), provocando danos severos à estrutura da fábrica.

Essa ocorrência impacta diretamente na produção da planta de Sorocaba (SP), onde será fabricado o Yaris Cross. Com isso, o evento de lançamento deste veículo será reprogramado.

A segurança das pessoas é a prioridade da Toyota e estamos alocando nossa atenção neste tema, acompanhando cuidadosamente a situação e oferecendo todo o suporte necessário aos colaboradores e parceiros que atuavam no local.

Agradecemos sua compreensão."

O Yaris Cross é um dos produtos mais aguardados da marca para a região e será oferecido em versões a combustão e híbrida. O modelo contará com seis airbags de série e o pacote de assistentes de condução Toyota Safety Sense. Na motorização, as versões convencionais devem usar o motor 1.5 aspirado Dual VVT-i, enquanto as híbridas combinam um motor a combustão de 80 cv com outro elétrico de 90 cv.

Na Argentina, onde também será produzido, o SUV estreará em cinco versões: XLi, XEi e SEG, movidas a gasolina, e as híbridas XEi Hybrid e SEG Hybrid. Ainda não há uma nova data confirmada para o lançamento no mercado brasileiro.