x
UAI
NOVAS REGRAS

China quer limitar aceleração de 0 a 100 km/h de carros elétricos

A proposta faz parte de um conjunto de novas normas do governo chinês

Publicidade
Revelado pelo Ministério da Tecnologia chinês, Xiaomi SU7 ultra se destaca pela cor amarela e números de potência elevados
Revelado pelo Ministério da Tecnologia chinês, Xiaomi SU7 ultra se destaca pela cor amarela e números de potência elevados Foto: Divulgação/MIIT

O governo da China está tentando limitar a aceleração dos veículos. Segundo a proposta, a ideia é que todo carro de passeio atinja de 0 a 100 km/h em pelo menos cinco segundos. A medida impactaria, principalmente, os modelos elétricos

A pauta faz parte de um conjunto de novas normas do governo chinês chamado de "Especificações Técnicas para Veículos Motorizados em Circulação em Vias Públicas", que visa garantir mais segurança no trânsito em todo o país. 

Tesla Model S Plaid
Tesla Model S Plaid Foto: Tesla/Divulgação

"Após cada partida/ignição de um veículo de passageiros (excluindo o sistema start-stop automático do motor), o veículo deve estar em um estado em que o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h não seja inferior a 5 segundos", diz a seção 10.5.4 da nova proposta. 

Na Europa, existe uma regra semelhante, que exige que os carros tenham avisos de limite de velocidade. Ainda assim, diferente da regra sugerida pelo governo da China, esses sistemas servem apenas como alerta e não restringem a velocidade dos automóveis.

BYD Yangwang U9 Xtreme
BYD Yangwang U9 Xtreme Foto: Graeme Fordham/Divulgação

Para diminuir a aceleração dos veículos, a ideia é implementar um "modo padrão de restrição de desempenho", que funcionaria de forma semelhante à configuração ECO de limitação de potência encontrada na maioria dos veículos elétricos.

Atualmente, na China, modelos como o Xiaomi SU7 Ultra (1,98 segundos para atingir 100 km/h), o Zeekr 001 FR (2,02 segundos), o Tesla Model S Plaid (2,1 segundos) e o BYD Yangwang U9 (2,36 segundos) ficariam sujeitos à nova restrição. 

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!