A Renault apresentou a linha 2026 do Kardian, que estreia novidades em design, tecnologia e segurança. O SUV compacto, lançado em 2024 e já premiado dez vezes pela imprensa especializada, passa a contar com a nova versão Iconic, sistema multimídia openR link com tela de 10” e o ecossistema de serviços conectados My Renault.
Produzido no Complexo Ayrton Senna, no Paraná, o Kardian já superou as 50 mil unidades produzidas em seu primeiro ano.
Novidades da linha 2026
O modelo agora é vendido em quatro versões — Authentic, Evolution, Techno e Iconic — sempre equipado com o motor 1.0 turbo TCe flex de 125 cv e 220 Nm. O câmbio é o automático de dupla embreagem EDC de seis marchas, com opção de transmissão manual de seis velocidades na versão Evolution.
Entre as novidades, o Kardian passa a contar com farol alto automático e frenagem autônoma de emergência capaz de detectar pedestres e ciclistas. O pacote de assistentes de condução (ADAS) pode incluir ainda controle de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego, câmera multiview e sensores dianteiros e traseiros, dependendo da versão.
O interior recebeu a nova central openR link bem fluida, com interface personalizável e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. O sistema também permite configurar iluminação ambiente em LED e acessar as câmeras externas. A versão Iconic estreia ainda painel de instrumentos digital de 10” com três modos de exibição.
Além disso, o modelo ganha um novo painel de instrumentos totalmente digital de 7” com três opções de layout para visualizar.
Outra novidade é o My Renault, plataforma de serviços conectados que oferece monitoramento remoto do veículo, manutenção conectada com alertas proativos e possibilidade de atualização de software via OTA. O pacote é opcional nas versões mais caras, com três anos de gratuidade.
Design e acabamento
Visualmente, o Kardian 2026 traz a nova cor azul Iron e opção de teto biton em prata Étoile para combinações em cinza Cassiopée e preto Nacré. As barras de teto funcionais, capazes de suportar até 80 kg, seguem como destaque. O modelo mede 4,12 m de comprimento, 1,75 m de largura e tem 2,60 m de entre-eixos, oferecendo porta-malas de 358 litros.
A versão Iconic apresenta novo acabamento interno em marrom com costuras claras, carregador de celular por indução, quatro portas USB-C e freio de estacionamento eletrônico.
Motor e câmbio
O motor 1.0 turbo TCe é produzido pela Horse, divisão do Renault Group, e compartilha soluções com o 1.3 turbo da marca. Entrega 125 cv e 220 Nm, com 90% do torque disponível já a 1.750 rpm. A caixa automática de dupla embreagem banhada a óleo (EDC) garante trocas rápidas e pode ser operada pelas "borboletas" atrás do volante.
Primeiras impressões
O Renault Kardian agrada bastante no geral. Seu motor 1.0 turbo aliado ao câmbio de dupla embreagem de seis marchas garante trocas rápidas e aceleração constante, mesmo em retomadas em velocidades mais altas.
Na condução, a dirigibilidade cumpre o papel, mas não sem ressalvas. Em trechos de rodovia, rodando a 110 ou 120 km/h, o volante transmite trepidações perceptíveis, o que pode gerar desconforto e passar a sensação de que o carro não está totalmente “na mão” do motorista.
A nova central multimídia de 10 polegadas, somada ao cluster totalmente digital de 7’’, coloca o modelo em um patamar tecnológico interessante dentro do segmento, tornando-o uma alternativa real frente a rivais como Volkswagen Nivus, Fiat Pulse e até o recém-lançado Volkswagen Tera.
No entanto, o conforto compensa: os bancos oferecem bom apoio e o acabamento segue o padrão do mercado, mesclando áreas em plástico rígido com alguns pontos em soft touch, o que ajuda a reforçar a proposta de um SUV moderno e competitivo.
Preços do Renault Kardian 2026
-
Evolution manual – R$ 113.690
-
Authentic EDC – R$ 119.990
-
Evolution EDC – R$ 124.690
-
Techno EDC – R$ 139.290
-
Iconic EDC – R$ 149.990
Para saber valores e condições acesse o site oficial da Renault.
FAQ - Renault Kardian 2026
1. O que mudou no novo Kardian?
O SUV recebeu atualização no interior, com cluster digital de 7 polegadas e nova central multimídia de 10 polegadas com conexão sem fio.
2. O motor foi alterado?
Não. O Kardian segue com o motor 1.0 turbo TCe de 125 cv e câmbio automático de dupla embreagem (EDC), mantendo bom desempenho e eficiência.
3. O painel mudou?
Sim. Agora o modelo tem painel totalmente digital, oferecendo mais modernidade e melhor visualização das informações de condução.
4. Houve mudanças no conforto?
O acabamento traz áreas em soft touch, bancos confortáveis e bom espaço interno, além de novos recursos de conectividade que elevam a experiência a bordo.
5. E na segurança, tem novidades?
O Kardian oferece seis airbags de série e mantém os ADAs (assistentes de condução), como frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego e assistente de permanência em faixa.
6. Quem são os principais concorrentes?
O modelo disputa espaço com Volkswagen Nivus, Fiat Pulse e até o recém-lançado Volkswagen Terra.
-
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!