A Porsche solicitou, na semana passada, a patente para um novo motor em configuração W12, de grande cilindrada, que promete reduzir perdas por atrito e proporcionar um layout compacto com três bancadas de cilindros.
O pedido de patente descreve um motor de combustão interna com cilindros "arranjados em forma de W" em três bancadas visíveis. A Porsche explica que cada cabeçote tem ao menos uma porta de admissão e uma de escape, conectadas respectivamente a um "air plenum" (câmara de admissão) e a um dispositivo de descarga dos gases de escape.
Posicionada na parte superior do conjunto, a câmara possibilita que o ar flua diretamente para os cilindros, contribuindo para menores perdas por atrito e para otimização na disposição interna do motor. Além disso, o projeto prevê uma clara separação entre admissão e escape, o que ajuda no controle térmico e na eficiência do sistema.
A Porsche não especifica diretamente a oferta de potência. Ainda assim, a patente sugere que o motor poderia acomodar três turbocompressores, elevando consideravelmente o patamar de desempenho. Para comparação, o antigo motor W12 de 6,0 l usado pela Bentley entregava cerca de 740?cv e 101,9 kgfm de torque em sua versão final no modelo Mulliner?Batur.
Independente da potência, o registro de patente revela que a Porsche está explorando tecnologias de motor de combustão avançadas, mesmo em plena era da eletrificação. O foco em eficiência, arranjo inovador e potencial de alto desempenho mostra que soluções térmicas ainda fazem parte dos planos de engenharia da marca.
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