x
UAI
Entenda

Hyundai usará estratégia da Ram para suas novas picapes médias

Um dos modelos será desenvolvido e produzido no Brasil em parceira com a Chevrolet

Publicidade
Hyundai Creta Sport Truck
Hyundai Creta Sport Truck Foto: Evandro Monteiro/Emontcar Fotografias

Mais detalhes dos planos da Hyundai em se consolidar no mercado de picapes estão sendo revelados aos poucos. Após o anúncio de que a marca sul-coreana se tornaria parceira da Chevrolet para desenvolver novos produtos, agora sabemos que serão produzidas duas picapes de porte médio: uma para a América do Sul e outra para a América do Norte.

Segundo a Car And Driver norte-americana, a confirmação do produto específico para o mercado do norte foi dada pelo CEO da empresa, José Muñoz. A nova picape da Hyundai para o continente será desenvolvida pela empresa sul-coreana e usará estrutura cabine sobre chassi, podendo até dar origem a um SUV posteriormente.

O executivo ainda “sugeriu”, segundo a revista, que o conjunto híbrido que atualmente equipa o SUV Palisade poderá estar presente na picape. Na configuração eletrificada (que não é vendida no Brasil), o SUV entrega até 334 cv de potência e 46,9 kgfm de torque.

Modelo brasileiro será diferente

Para a América do Sul, a estratégia da Hyundai será diferente. Por aqui, a primeira picape média da marca asiática será desenvolvida em parceria com a Chevrolet e deverá contar com motorização diesel.

A união entre Hyundai e Chevrolet também deverá dar origem a outros modelos de passeio para a região, bem como veículos comerciais leves para os Estados Unidos.

Estratégia é comum

A estratégia de desenvolver duas picapes para mercados diferentes não é novidade e será similar a já apresentada por outras marcas do segmento como Toyota e Chevrolet, por exemplo, e também será adotada pela Ram com a Dakota.

Em quase todo o planeta, a Toyota oferece a Hilux como sua picape média, menos na América do Norte, onde existe a Tacoma, que é maior que a Hilux. O mesmo acontece com a GM, que oferece a Colorado na América do Norte, enquanto o Sul possui a S10.

Outra fabricante que usará essa estratégia será a Ram. No mercado brasileiro e sul-americano, a marca lançará a Dakota, que será nada mais que uma Fiat Titano com visual mais robusto e interior mais refinado. Porém, na América do norte, a Ram terá uma outra picape média, que não deve usar a mesma base da Titano.