A Chevrolet tem um plano ousado para aumentar as vendas do Onix, seu modelo mais acessível, e também mais vendido. Segundo apuração da Revista Quatro Rodas, a marca da gravata dourada prepara uma versão somente a etanol do hatchback para o ano de 2026.
Segundo a revista, a nova versão será equipada com o motor 1.0 aspirado de 82 cv e 10,6 kgfm de torque, já presente na linha atual do modelo, mas com calibração para aceitar exclusivamente etanol.
As fontes informaram à Quatro Rodas que o propulsor receberá mudanças na câmara de combustão, gestão do comando de válvulas e novos mapas eletrônicos, visando justamente bloquear o funcionamento do motor com gasolina e também aumentar a eficiência do conjunto com etanol.
Chevrolet tem medo do modelo micar
Segundo a QR, a expectativa da GM é que a nova versão apresente índices de poluentes ainda menores e consiga mais isenção de impostos e outros incentivos pelo programa Mobilidade Verde (Mover).
Entretanto, existe a possibilidade das regras que beneficiem esse suposto Onix a etanol estejam vigentes somente em 2026, o que daria ao modelo uma vida muito curta, o que pode também gerar uma má fama no segmento de usados.
Por conta dos incentivos e descontos, a tendência é de uma queda no preço de aquisição do modelo novo, especialmente para frotistas, que poderiam se beneficiar ainda dos descontos para CNPJ já existentes.
Caso esse Onix a etanol de fato chegasse aos concessionários, seria uma alternativa interessante ao Volkswagen Polo Track, que é um dos modelos mais vendidos do país, especialmente para vendas diretas.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!