x
UAI
PARCERIA

GM e Hyundai vão fabricar 5 veículos em conjunto; veja os detalhes

Acordo prevê produção de SUV, picape e outros três modelos

Publicidade
Hyundai e GM anunciam parceria estratégica para reduzir custos de produção
Hyundai e GM anunciam parceria estratégica para reduzir custos de produção Foto: Divulgação

A General Motors (GM) e a Hyundai divulgaram, na noite desta quarta-feira (6), alguns detalhes sobre a parceria para o desenvolvimento conjunto de veículos. Segundo as montadoras, o acordo prevê a produção de cinco veículos, sendo quatro destinados aos mercados da América Central e América do Sul, enquanto um será vendido somente na América do Norte. 

Segundo o comunicado, um SUV, um carro de passeio e uma picape, todos compactos, além de uma picape média, serão destinados para os países da América Central e da América do Sul. Já o mercado norte-americano será contemplado com uma van comercial 100% elétrica. Os modelos têm lançamento previsto a partir de 2028.

A GM vai liderar o desenvolvimento da plataforma da picape média, enquanto a Hyundai será responsável pelos veículos compactos e da van elétrica. As duas companhias utilizarão plataformas comuns, mas o design interno e externo será exclusivo, refletindo a identidade de cada marca.

As empresas estimam que as vendas desses veículos ultrapassem 800 mil unidades por ano quando a produção estiver totalmente escalada.

Shilpan Amin, vice-presidente sênior da GM e líder global de compras e cadeia de suprimentos, destacou que os veículos anunciados hoje estão focados nos maiores segmentos dos mercados da América Central e do Sul, além do segmento comercial na América do Norte.

“Por meio dessa parceria, GM e Hyundai trarão mais opções aos consumidores, com maior agilidade e menor custo,” afirmou Amin. “Esses primeiros veículos codesenvolvidos demonstram claramente como vamos alavancar nossas forças complementares e a escala combinada das duas empresas.”

“A colaboração estratégica com a GM nos permitirá continuar oferecendo valor e opções aos nossos clientes em diferentes segmentos e mercados,” complementa José Muñoz, presidente e CEO da Hyundai Motor Company.

As companhias também planejam iniciativas conjuntas de compras no continente, abrangendo materiais, transporte e logística. Áreas adicionais de potencial colaboração incluem matérias-primas, componentes e sistemas complexos.

Hyundai e GM também concordaram em explorar parcerias para o uso de aço com baixa emissão de carbono, reforçando o compromisso de ambas as empresas com práticas de manufatura sustentáveis.