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Ford EcoSport Freestyle: 10 fatos antes da compra do usado

Versão mais vendida do SUV urbano é opção para quem quer carro alto com pinta de aventureiro

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Ford EcoSport Freestyle 1.6 modelo 2015 é uma boa opção para quem procura um SUV usado
Ford EcoSport Freestyle 1.6 modelo 2015 é uma boa opção para quem procura um SUV usado Foto: EULER JUNIOR/EM/D.A Press

Gosta de SUV? Feliz com a quantidade de SUVs disponíveis? Não quer saber de outra coisa sobre rodas a não ser SUV? Então acenda três velas para o Ford EcoSport. Ele é o responsável pelo fato de o segmento de utilitário-esportivos ter assumido a faceta urbana que atualmente permite essa variedade no mercado.

Ford EcoSport Freestyle 1.6 modelo 2015 branco de lateral em movimento no asfalto com plantas ao fundo
O SUV de dimensões compactas tem boa dirigibilidade na cidade e na estrada Foto: EULER JUNIOR/EM/D.A Press

O crossover compacto nasceu em 2003 sem pretensões jipeiras. Mesmo assim, o Ford EcoSport teve de se render à versões com visual mais lameiro na forma da Freestyle. Logo, tornou-se uma das versões mais comercializadas dentro da linha, tanto na primeira como na segunda geração do SUV.  Veja agora 10 fatos sobre o Ford EcoSport Freestyle.

1 – A trajetória do SUV compacto

O Ford EcoSport nasceu em fevereiro de 2003, fruto do Projeto Amazon, bancado pela filial brasileira da montadora. Com a base do Fiesta de segunda geração, surgiu como um utilitário-esportivo sem pretensões fora de estrada e com relação custo/benefício impactante.

Ainda na primeira fase, o Ford EcoSport teve versões 4WD – por insistência da matriz –, automática e a primeira série limitada, Freestyle, que depois se tornou versão de sucesso dentro da linha. Sem concorrentes, o SUV vendeu muito e surfou no segmento que ele próprio criou.

A segunda geração do Ford EcoSport apareceu em julho de 2012. A plataforma continuou derivada do Fiesta, só que a da quarta geração nacional do hatch. A reboque, trouxe o novo motor 1.6 Sigma – que posteriormente teve a potência aumentada – e manteve o 2.0.

As versões Freestyle do Ford EcoSport ganharam diferentes variações ao longo desta segunda geração, como veremos a seguir, com direito a uma com a transmissão Powershift, que é bom ser evitada. Em 2018, na reestilização da gama, o 1.6 foi substituído pela família de motores 1.5 Dragon.

O modelo, contudo, perdeu força no segmento com a chegada de muitos rivais que pegaram carona na sua ideia, mas que apresentavam conceitos de espaço, de dirigibilidade e de arquitetura mais modernos. Mesmo assim, é um dos Ford mais vendidos no mundo e no Brasil, com mais de 720 mil unidades de 2003 a 2021, quando a montadora encerrou as atividades industriais por aqui.

Ford EcoSport Freestyle 1.6 modelo 2015 branco de traseira estático no asfalto com plantas ao fundo
O EcoSport modelo 2015 ainda tem o estepe pendurado na traseira Foto: EULER JUNIOR/EM/D.A Press

2 - Pai de todos

Se atualmente o mercado de automóveis 'respira SUV', é por causa do Ford EcoSport. O modelo foi o primeiro utilitário-esportivo com proposta genuinamente urbana. Isso ficou claro já pela origem da plataforma de carro de passeio, do Fiesta, e ausência de tração nas quatrp rodas – algo que pesquisas de mercado apontavam como item usado apenas por 5% dos donos de veículos do tipo.

Além de urbanoide, o Ford EcoSport sempre se destacou pela relação custo/benefício. Sem os apetrechos e equipamentos fora de estrada e com estrutura de monobloco, foi lançado em 2003 pela metade do preço de um Mitsubishi Pajero TR4, que era até então o SUV mais barato do mercado brasileiro.

As montadoras que acharam que o Ford EcoSport era modinha, quebraram a cara. O SUV da marca estadunidense nadou de braçadas no segmento de compactos, com médias de 40 mil unidades/ano, o que ajudou a filial brasileira da marca a voltar a operar no azul. Foi assim por mais de uma década.

Alguns rivais até tentaram beliscar as vendas do Ford EcoSport na mesma lógica. Kia Soul e o primeiro Citroën C3 Aircross não tiveram tanto sucesso. O Renault Duster foi o que mais incomodou, com o apelo de espaço interno e porte robusto, mas o modelo Ford se segurou na liderança ainda assim.

As coisas mudaram, realmente, quando algumas marcas perceberam que a modinha pegou para valer e foram na carona da mesma ideia do Ford EcoSport. A Partir de 2015, uma avalanche de crossovers compactos derivados de carros de passeio tomou conta do mercado.

Com adversários mais modernos, o Ford EcoSport perdeu força nas vendas. Mas carregará para sempre seu pioneirismo dentro da categoria que atualmente muitos apreciam.

A abertura da tampa do porta-malas exige atenção do motorista
A abertura da tampa do porta-malas exige atenção do motorista Foto: EULER JUNIOR/EM/D.A Press

3 - O jipinho aventureiro

Apesar da zero vontade em ser um fora de estrada, é justamente o Ford EcoSport Freestyle a configuração que mais fez sucesso dentro da gama. A opção com apliques visuais aventureiros nasceu como série limitada ainda na primeira geração do SUV, em 2015. Anos depois, tornou-se versão de acabamento.

Na segunda geração do Ford EcoSport a Freestyle não só se manteve firme e forte como teve várias experimentações. Ganhou opção 2.0, com tração 4x4 e câmbio manual de seis marchas em 2013.

Em 2014, foi a vez de ser equipada com a problemática caixa automatizada de dupla embreagem Powershift. A mesma transmissão serviu a um Ford EcoSport Freestyle Plus, lançado em 2015. Em ambos os casos o motor é o 2.0 16V.

Três anos depois, ao renovar a linha, a Ford aliviou o EcoSport Freestyle em itens importantes. O modelo passou a ter apenas os airbags frontais exigidos por lei, em vez das cinco bolsas de anteriormente. Em 2019, a configuração ainda deixou de ter LEDs nos DRLs e nos faróis.

Mesmo assim, a versão Freestyle se manteve como uma das mais vendidas da gama Ford EcoSport até o fim de sua produção, no início de 2021.

4 - Nossa dica de melhor versão

Vamos indicar o Ford EcoSport Freestyle ano 2015 com motor 1.6. Tem preços entre R$ 50 mil e R$ 58 mil no mercado de usados e uma lista de itens de série satisfatória. Na segurança, controles de estabilidade, de tração e de subidas, sensor de ré, Isofix, alarme e luz de condução diurna se unem aos obrigatórios airbag duplo e freios com ABS.

O SUV também oferece ar-condicionado, direção assistida, trio elétrico, volante com ajustes de altura e de distância, telecomando das portas com abertura remota do porta-malas, banco traseiro bipartido, som com Bluetooth e entrada USB. Por fora, molduras nas caixas de rodas, adesivos, peito de aço, bagageiro no teto, faróis de neblina e rodas de liga leve.

Ford EcoSport Freestyle 1.6 modelo 2015 branco interior painel volante bancos dianteiros estático no asfalto com plantas ao fundo
O plástico rígido predomina no acabamento interno do Ford EcoSport Foto: EULER JUNIOR/EM/D.A Press

5 - Desempenho do Ford EcoSport Freestyle 1.6

O motor 1.6 16V Sigma de 115cv (e)/110cv (g) empresta um desempenho suficiente para o Ford EcoSport Freestyle. É preciso esticar as primeiras marchas do câmbio manual e o 0 a 100km/h passa dos 12 segundos, mas o SUV embala bem em velocidades mais altas, especialmente na estrada.

Nas retomadas, os 15,9kgfm (e)/15,7kgfm (g) aparecem na faixa das 4.500rpm, ou seja: é preciso reduzir para fazer ultrapassagens mais assertivas. No conjunto, é um carro competente para se ter na cidade ou na estrada. O consumo é melhor com gasolina, com médias urbanas acima dos 10km/l.

6 - Desempenho do Ford EcoSport Freestyle 2.0

Mas tem também a opção do Ford EcoSport Freestyle com o motor 2.0 16V Duratec de 147cv (e)/141cv (g). Tem respostas mais rápidas, é bem mais disposto em retomadas, porém, o ganho no 0 a 100km/h nem é tão expressivo, na casa dos 11,5 segundos. Além disso, é mais beberrão, com média no ciclo urbano com gasolina de 9,5km/l.

O grande 'porém' em relação ao Ford EcoSport Freestyle com motor 2.0 está na transmissão. Ou você opta pelas versões com tração integral 4WD sob demanda para tê-lo com câmbio manual, ou vai ter de se aventurar com a caixa automatizada de dupla embreagem Powershift, famosa pelos problemas.

Ford EcoSport Freestyle 1.6 modelo 2015 branco interior banco traseiro estático no asfalto com plantas ao fundo
Espaço no banco traseiro acomoda duas pessoas com relativo conforto Foto: EULER JUNIOR/EM/D.A Press

7 - Tração de Mazda

Por falar no Ford EcoSport Freestyle 4WD ele tem tração integral fornecida pela Mazda. O sistema sob demanda por acoplamento viscoso foi fornecido pela montadora japonesa. Nos anos 2000 até meados da década passada, a fabricante estadunidense teve participação na marca asiática – que variaram em termos percentuais conforme a época.

8 – Conforto no SUV compacto

O Ford EcoSport é um SUV derivado de um hatch compacto e não oferece nada além que espaço de um carro pequeno. O banco traseiro acomoda apenas dois adultos numa boa, mas oferece bom vão para as cabeças. O porta-malas é apenas razoável, com 362 litros.

A posição de dirigir é típica de um utilitário-esportivo: alta, ereta e com boa visibilidade frontal. A suspensão desta segunda geração do jipinho da Ford ganhou uma calibragem boa e, apesar do vão livre de mais de 20cm, o carro não sacrifica os ocupantes ao passar em buracos. O acabamento interno, por sua vez, é bem fraco.

Ford EcoSport Freestyle 1.6 modelo 2015 branco porta-malas estático no asfalto
O porta-malas é apenas razoável, com 362 litros de capacidade Foto: EULER JUNIOR/EM/D.A Press

9 – Uma noção sobre os preços de manutenção

O Ford EcoSport tem componentes com preços dentro da média do segmento. Confira valores de algumas peças do Ford EcoSport 2018 com motor 1.6:

  • Jogo com quatro pastilhas de freio dianteiro: de R$ 100 a R$ 150
  • Kit com quatro velas de ignição: de R$ 70 a R$ 120
  • Kit troca de óleo (4 litros 5W30 + filtro): de R$ 170 a R$ 280
  • Bomba de combustível: de R$ 140 a R$ 300
  • Jogo de amortecedores traseiros: de R$ 500 a R$ 700
  • Farol dianteiro: de R$ 360 a R$ 550
  • Para-choque traseiro: de R$ 700 a R$ 900

Ford EcoSport Freestyle 1.6 modelo 2015 branco cofre do motor estático no asfalto
Motor 1.6 de 115cv de potência máxima garante desempenho satisfatório ao EcoSport Foto: EULER JUNIOR/EM/D.A Press

10 - Principais problemas do EcoSport

Não custa lembrar de novo que a transmissão Powershift tem reputação de problemática e teve até recall. O Ford EcoSport também costuma apresentar desgaste precoce dos freios (disco e pastilhas) e defeitos na bomba de óleo. Fique atento a falhas no sistema de injeção e a folgas na coluna de direção.

O Ford EcoSport foi chamado para algumas campanhas de recalls. A primeira delas para a substituição do trinco da fechadura das portas e da tampa do porta-malas em unidades produzidas em 2013 e 2014. Depois a Ford convocou recall do modelo para verificação e eventual troca dos pneus dianteiros, traseiros e sobressalente em SUVs fabricados em 2014; troca dos fechos dos cintos de segurança dianteiros e traseiros em modelos ano 2016 e 2017; atualização do software do módulo de controle do motor 1.5 em Ford EcoSport feitos em 2018 e 2019; e verificação e substituição da estrutura do encosto dos bancos dianteiros de carros produzidos em 2019 e 2020.

Ford EcoSport Freestyle 1.6 modelo 2015 branco roda de liga leve de 16 polegadas estático no asfalto
Na versão Freestyle o SUV compacto vem equipado com rodas de liga leve de 16 polegadas Foto: EULER JUNIOR/EM/D.A Press

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