A União Europeia avalia trabalhar com montadoras da indústria automobilística para criar uma nova categoria de carros elétricos compactos e mais acessíveis. A revelação foi feita pela presidente do bloco, Ursula von der Leyen, nesta quarta-feira (10).
O "E-Car" seria algo parecido com os subcompactos key cars, responsáveis por 40% das vendas de veículos 0 km no Japão. A ideia da UE vem à tona após vários CEOs de montadoras europeias mostrarem preocupação com o futuro em meio ao domínio da China no mercado de elétricos.
Segundo Von der Leyen, o setor automobilístico é um pilar da economia no Velho Continente e deve ter veículos mais baratos para competir com a China. "Milhões de europeus querem comprar carros europeus acessíveis, por isso também devemos investir em veículos pequenos e acessíveis, tanto para o mercado europeu quanto para atender ao aumento da demanda global", disse.
"É por isso que propomos trabalhar com a indústria em uma nova iniciativa de carros pequenos e acessíveis. Não podemos deixar a China e outros [países] dominarem esse mercado", acrescentou a presidente do bloco. Até o momento, não está claro quais tipos de motorização serão permitidos na nova classe.
Fim dos motores a combustão
Nesta semana, durante o Salão do Automóvel de Munique, executivos da Renault, BMW e Stellantis voltaram a criticar a lei aprovada pela União Europeia que proíbe as montadoras de produzir veículos a combustão a partir de 2035.
Von der Leyen admitiu que a medida pode ser revista, mas lembrou que a UE já havia flexibilizado as metas de CO2 para 2025 que as montadoras devem atingir. Além disso, ela reafirmou que as fabricantes devem construir modelos eletrificados.
"Não importa o que aconteça: o futuro é elétrico, e a Europa fará parte dele. O futuro dos carros – e os carros do futuro – deve ser feito na Europa", finalizou.
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