x
UAI
Prejuízo nunca mais!

Ferrari registra sistema para salvar para-choque de seus carros

Raspar em valetas ou lombadas nunca mais, pelo menos com Ferraris

Publicidade
Ferrari Daytona SP3
Ferrari Daytona SP3 Foto: Reprodução

Supercarros não são os carros mais fáceis para serem dirigidos no dia a dia, especialmente no Brasil, onde lombadas e valetas são frequentes, sem contar com os diversos buracos existentes pelas ruas brasileiras. A Ferrari parece ter criado a solução perfeita para esse problema ao patentear um sistema de freio automático para proteger o para-choque de seus carros.

Para ser mais preciso, a nova patente da Ferrari visa proteger os splitters dos carros, recurso aerodinâmico instalado nos para-choques para conduzir o ar para os lugares desejados. Essas peças costumam reduzir ainda mais o vão livre dos carros, fazendo com que raspem mais facilmente.

Segundo o portal Carbuzz, a nova patente registrada pela Ferrari utiliza sensores para detectar a altura de obstáculos à frente do carro, e caso o sensor entenda que há risco de raspar ou danificar o carro, um som é emitido no interior para alertar o condutor. Caso o motorista não reduza, o sistema poderá frear o carro automaticamente.

Patente da Ferrari visa proteger peça com importância aerodinâmica de seus carros
Patente da Ferrari visa proteger peça com importância aerodinâmica de seus carros Foto: Reprodução

O portal afirma que o sistema não considera a velocidade do carro para fazer os cálculos, mas considera apenas a distância entre o carro e o obstáculo para enviar os alertas. Além disso, a patente ainda prevê um sistema de notificação para o smartphone e sistema de infotenimento do veículo.

Em carros esportivos, é tradicional o uso de um sistema que levanta a suspensão dianteira para aumentar o ângulo de ataque do modelo e evitar que a dianteira raspe durante o uso. Algumas marcas até usam um sistema baseado em GPS e possuem até memória para facilitar o uso, ativando sempre quando está perto da garagem, por exemplo.

Apesar da patente, não se sabe ainda se o sistema será incluído em algum carro da Ferrari. Embora pareça interessante, frear automaticamente em baixas velocidades e por obstáculos “pequenos” pode representar um risco em algumas situações.