A Hyundai e a Kia apresentaram, nesta semana, um projeto de desenvolvimento de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP). A iniciativa das montadoras sul-americanas visa reduzir os custos de produção dos carros elétricos e competir, principalmente, com as fabricantes da China.
Segundo as marcas, o programa tem o envolvimento da EcoPro BM, líder sul-coreana em materiais para baterias. O governo da Coreia do Sul, via Ministério do Comércio, Indústria e Energia, também apoia o plano, que deve durar quatro anos.
No anúncio, os diretores do Grupo Hyundai-Kia afirmaram que o plano visa diminuir a dependência das baterias de empresas da China. Atualmente, a CATL lidera o segmento com certa folga, com a BYD ocupando o segundo lugar.
"Para atender à demanda futura do mercado de EVs, o desenvolvimento tecnológico rápido e o estabelecimento de uma cadeia de suprimentos eficiente são essenciais", disse SoonJoon Jung, responsável pela eletrificação e materiais de condução do Grupo Hyundai-Kia.
Atualmente, o Grupo Hyundai-Kia já oferece alguns modelos com preços acessíveis, principalmente no mercado interno quanto nos Estados Unidos. A expectativa, porém, é crescer no segmento dos veículos de entrada nos próximos anos.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!