A Nissan revelou alguns de seus planos e futuros lançamentos na noite desta sexta-feira (22), em um jantar para funcionários da marca de Las Vegas, nos Estados Unidos. No encontro, que contou com a participação do CEO da empresa, Ivan Espinosa, foi confirmada a nova geração do Sentra e o retorno do SUV X-terra.
A nona geração do Sentra chegará em 2026, segundo confirmou Espinosa, que preferiu não dar muitos detalhes sobre o sedã. De qualquer forma, o modelo já foi visto em fase de testes nos EUA e até no Brasil. Com visual que lembra o SUV Murano, o veículo também deve receber mudanças na motorização.
Em relação ao design, o novo Sentra tem, na dianteira, faróis afilados, mas em um único bloco, sem divisões. Outro detalhe curioso é uma "bolha grande" no teto, que, de frente, aparenta ser até um SUV. Na traseira, a lanterna é interligada que cruza a tampa do porta-malas. Apesar de camuflado, o Sentra 2026 mostra linhas mais modernas.
Por aqui, o Sentra atual está na oitava geração, lançada em março de 2023, com o motor 2.0 aspirado a gasolina de 151 cv e 20 kgfm de torque. Para 2026, a expectativa é de uma mudança, com a chegada do 1.5 turbo, como o do Nissan Rogue nos EUA, em uma versão esportiva, ou até uma motorização híbrida.
A volta do X-terra
A Nissan também comunicou que o X-terra, SUV aposentado desde 2015, vai voltar ao mercado. Mesmo sem dar muitos detalhes, a montadora disse que o utilitário esportivo retornará a partir de 2028. A ideia é que o modelo seja fabricado na mesma plataforma da Frontier, em Mississipi.
"Olho ao redor e vejo outras marcas entrando nesse espaço, sinto que esse é o nosso lugar de direito. O X-terra é um veículo icônico e, quando o adicionamos à linha que temos hoje, ele nos completa", disse Christian Meunier, presidente da Nissan Américas.
No Brasil, entre 2003 e 2007, o X-terra chegou a ser produzido na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR). O modelo, que não teve grande sucesso no país, concorria com Mitsubishi Pajero, Toyota SW4 e outros. A expectativa é que o SUV retorne com um sistema híbrido baseado em um motor V6 a gasolina.
As novidades ocorrem em meio à crise da Nissan. Após registrar o maior déficit de sua história, a montadora japonesa promoveu cortes e anunciou que irá fechar fábricas.Os anúncios, assim, são uma esperança para a virada de chave da empresa.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!