Executivos da marcha chinesa BYD se reuniram nesta terça-feira em um webinar com os associados da Abipeças (Associação Brasileira da Indústria de Autopeças) e Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) para selecionar seus fornecedores de componentes para a produção de veículos na fábrica da marca em Camaçari, na Bahia.
A marca anunciou a campanha “BYD quer conhecer você”, que visa conhecer potenciais fornecedores. A ideia da empresa chinesa é descobrir quais empresas estão disponíveis para entregar as peças necessárias para a produção local de veículos e convencê-las a se instalarem nas proximidades da fábrica.
“A BYD sempre teve em seu planejamento a fabricação completa dos carros no Brasil e é
natural a busca por fornecedores de peças tanto na Bahia como em outros estados. O evento
de hoje só reforça nosso compromisso em buscar parceiros nacionais. Ficamos muito animados com o interesse em conhecer um pouco mais sobre a empresa. A BYD é do Brasil e nossa cadeia será formada por brasileiros”, destaca Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior e Head Comercial e de Marketing da BYD Auto Brasil.
Segundo o comunicado oficial da BYD, a empresa apresentou uma lista de demandas diretas e indiretas. Peças como para-choques, pneus e baterias (12V) estão entre alguns dos componentes que poderiam ser nacionalizados.
Medida acontece após polêmica
A busca por fornecedores locais acontece após o imbróglio entre BYD, governo federal e demais fabricantes já instaladas no país. De um lado, a marca chinesa pedia a redução de impostos de importação de kits para montar seus automóveis no Brasil.
Atualmente, os carros da BYD produzidos no Brasil chegam completamente ou semi desmontados, e apenas a montagem desses kits é realizada na Bahia.
No fim das contas, o governo confirmou que os carros elétricos e híbridos montados no Brasil passarão a ter imposto de 35% já em janeiro de 2027, e não em julho de 2028 como determinavam as regras anteriores. Porém, a BYD conseguiu ampliar a quantidade de kits que poderá importar sem pagar importação.
Uma forma para escapar dos impostos é justamente contar com mais peças do veículo sendo produzidas no Brasil.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion