A Audi anunciou nesta semana a chegada do A6 Sportback e-tron, o mais novo sedã da marca. 100% elétrico. Após o lançamento do Q6 e-tron no ano passado, a Audi passa a oferecer o sedã, que chega como o carro com melhor coeficiente de arrasto aerodinâmico já produzido pela Audi e também pelo Grupo Volkswagen.
Em carros elétricos, a aerodinâmica tem papel fundamental, afinal, quanto menor o coeficiente de arrasto aerodinâmico, menos esforço o carro precisa fazer para cortar a resistência do ar, portanto, consegue um alcance um pouco maior.
O A6 Sportback e-tron é o primeiro Audi oferecido no Brasil com tração traseira. Nesse caso, a configuração é possível pois o motor está posicionado no eixo traseiro. Esse motor entrega 367 cv de potência e 57,6 kgfm de torque, o suficiente para levar o sedã elétrico de zero aos 100 km/h em apenas 5,4 segundos, e a velocidade máxima é limitada a 210 km/h.
As baterias possuem 100 kWh de capacidade e garantem alcance de 445 km segundo o padrão do Inmetro, porém, na Europa, o ciclo WLTP estima até 750 km de alcance. A recarga de 10 a 80% acontece em apenas 21 minutos, quando em carregadores rápidos de 270 kW.
O A6 e-tron é produzido a partir da plataforma PPE do Grupo Volkswagen. O destaque é para o visual com foco na aerodinâmica. A dianteira traz uma área frontal limpa, com poucos detalhes que lembram uma grade tradicional, os faróis de LED Matrix são em dois elementos, bem afilados, e a parte em preto brilhante dá um visual diferenciado ao A6. Esse diferencial pode ser ampliado, uma vez que a assinatura dos faróis possui oito assinaturas à disposição do cliente.
O desenho é uma evolução do recém lançado A5, porém, mais ousado e apostando em linhas mais finas, assim como o SUV Q6 e-tron. Na lateral, o modelo traz belas rodas Audi Sport de 21 polegadas, maçanetas embutidas e câmeras no lugar de retrovisores, um item já conhecido de modelos da marca como o Q8 e-tron. Vale ressaltar que esse retrovisor é opcional e custa R$ 20 mil.
Na traseira, o destaque fica para o logotipo iluminado, sendo o primeiro Audi oferecido no Brasil a ostentar iluminação nas argolas. Além disso, o modelo conta com lanternas em LED interligadas com animações de luzes. Além da carroceria Sportback (nome da Audi para seus cupês), o A6 também é oferecido com carroceria Avant (perua), mas essa não deve ser oferecida no país.
Internamente, o A6 Sportback e-tron traz a mais recente identidade visual da Audi, que consiste em Virtual Cockpit de 11,9 polegadas, multimídia de 14,5” com conexão sem fio com celulares, e um display para o passageiro de 10,9”. O modelo usa materiais ecológicos, mas não perde a sofisticação no interior.
A cabine ainda conta com sistema de iluminação ambiente, teto solar panorâmico com transparência ajustável, sistema de som assinado pela Bang & Olufsen com 16 alto falantes e subwoofer traseiro. O porta-malas tem 502 litros de capacidade, mas pode ser ampliado para 1330 litros. Há também um bagageiro de 27 litros sob o capô.
Além disso, o modelo ainda traz ar-condicionado automático de três zonas, bancos esportivos com escrita S-line e aquecimento para os ocupantes dianteiros, ajuste elétrico para o banco do motorista.
O modelo não fica devendo em termos de segurança e traz 9 airbags, assistente de desvio e conversão, controle de cruzeiro adaptativo, aviso de saída de faixa com assistente de emergência e sistema de frenagem autônoma (AEB); park assist plus, assistente de troca de faixa. Além disso, o A6 Sportback e-tron ainda oferece câmeras 360º, head-up display, lavador de faróis, entre outros.
O sedã chega ao mercado nas seguintes cores: Cinza Imã (Sólida), Azul Plasma (Metálica), Azul Malpelo (Metálica), Bege Siam (Metálica), Branco Geleira (Metálica), Preto Mito (Metálica), e Cinza Daytona (Perolizada). O interior pode ser configurado na cor preta com costura cinza, ou bege com costura em prata.
O Audi A6 Sportback e-tron Performance Black parte de R$ 649.990 e já está disponível nas 40 concessionárias da marca em todo o país.
Acompanhe o VRUM também noYouTube e no Dailymotion!