É cada vez mais frequente que as grandes fabricantes automotivas divulguem mudanças na estratégia de eletrificação. A mais recente foi a Jeep, que viu as vendas de seus veículos serem reduzidas após a retirada de linha do tradicional motor V8 Hemi. Agora, o CEO da marca afirmou que o motor irá retornar à linha em breve.
Em entrevista para o Automotive News, Bob Broderdorf, CEO da fabricante, anunciou que a Jeep vai repetir o movimento da RAM e irá ampliar a produção e oferta do motor de oito cilindros.
Nos últimos anos, quando tentou realizar a transição dos motores V8 aspirados pelo seis em linha turbo Hurricane 6, Jeep e Ram apostaram em oferecer mais potência e torque aos clientes, porém, a estratégia não foi bem aceita pelo público. Marcas como Chevrolet e Ford, bem como os antigos modelos da Jeep que mantinham o V8, tinham vendas superiores.
Na Dodge, empresa que assim como Ram e Jeep faz parte da Stellantis, o motor V8 se manteve em produção no SUV Durango. Mesmo assim, a marca sofreu muitas críticas pela versão a combustão do novo Charger não contar com o tradicional motor, e sim com o hurricane seis em linha.
A Jeep ainda não divulgou quais carros serão equipados com o motor V8, mas somente uma versão do Wrangler ostenta esse motor. O propulsor é capaz de entregar 470 cv de potência, bem menos que os 558 cv máximos que o Hurricane-6 pode entregar.
Ainda não se sabe se os atuais modelos como os Jeep Cherokee e Wagoneer podem ser equipados com esse motor V8, uma vez que foram desenvolvidos pensando em eletrificação e motores menores.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion