A Caoa chegou a um acordo com a Changan, uma das maiores montadoras da China, nesta semana. A informação sobre a parceria, que já era especulada há algumas semanas, foi antecipada pela revista "Autoesporte". Oficialmente, as empresas brasileira e chinesa ainda não comentaram o assunto.
Segundo a publicação, a Caoa Changan será apresentada no Salão do Automóvel, marcado para acontecer entre 22 e 30 de novembro de 2025, na cidade de São Paulo. No evento, o público terá melhor conhecimento a respeito da marca, que trará três SUVs ao país.
Apesar da Caoa Changan começar a se movimentar neste ano, os carros serão vendidos apenas no segundo semestre de 2026. Até lá, a marca prepara as ações de publicidade e estruturação de uma rede de concessionárias.
A Caoa, vale lembrar, é parceria da Chery, outra gigante marca da China, desde 2017. Em sua nova fase de atuação, o maior conglomerado de distribuição e produção de automóveis da América Latina terá uma união com a Changan de forma independente.
Assim, conforme a matéria da "Autoesporte", a Caoa Changan terá lojas próprias, sem qualquer relação com a Caoa Chery. Na China, inclusive, as marcas protagonizam uma grande rivalidade no mercado automotivo.
Quais SUVs vão chegar ao Brasil?
Em um primeiro momento, a Caoa Changan trará três SUVs. O de entrada é o Unit-T, utilitário esportivo a combustão equipado com motor 1.5 turbo de 118 cv de potência e 30,5 kgfm. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete marchas. De médio porte, o modelo tem o comprimento de 4,51m, acima do Toyota Corolla Cross (4,46 m), enquanto a distância entre-eixos é mesma do Caoa Chery Tiggo 8 (2,71m).
O SUV intermediário da Caoa Changan é o CS75. O veículo tem 4,77 m de comprimento e 2,80 m de entre-eixos, competindo com o Jeep Commander. Em relação à motorização, o modelo também é movido a combustão, com opções de motores 1.5 e 2.0 turbo.
Por fim, o top de linha da marca sino-brasileira é o Avatr 11. Elétrico, o SUV vem com dois motores que entregam uma potência combinada de 547 cv, além de 70 kgfm de torque. Com esta combinação, o carro vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. A expectativa é que ele fique posicionado na casa dos R$ 600 mil, brigando com os utilitários da BMW e Audi.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!