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Citroën encerra vendas de "dinossauros" na Argentina

Berlingo era vendido desde 1998 sem grandes atualizações

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Citroën Berlingo não fez muito sucesso no Brasil, mas resistiu ao tempo na Argentina
Citroën Berlingo não fez muito sucesso no Brasil, mas resistiu ao tempo na Argentina Foto: Divulgação

A Citroën da Argentina confirmou nesta semana que deixará de oferecer a minivan Berlingo e o SUV C4 Cactus no país. O modelo utilitário finalmente sai de linha após 27 anos de produção ininterrupta sem grandes mudanças, enquanto o SUV produzido no Rio de Janeiro também sai de linha.

O Berligo já foi vendido no Brasil algumas vezes nos anos 2000 e até retornou recentemente em 2018 na versão furgão, mas sem fazer sucesso. Sua produção na Argentina é encerrada um ano após o fim da produção da Peugeot Partner Patagónica, a versão “Peugeot” do mesmo modelo.

Tanto o Berlingo quanto a Partner mantinham o projeto de origem PSA e eram os carros de passageiros mais antigos na Argentina. Os modelos seguirão em produção, mas somente na configuração furgão.

Ano passado, o “clone” do Berlingo, a Peugeot Partner Patagónica, foi alvo de um teste do Latin NCAP, onde o órgão comparou o modelo com um equivalente europeu. No veículo argentino, foi constatado que os ocupantes corriam sérios riscos de morte em caso de acidentes, e o europeu era muito mais seguro.

C4 Cactus

Novo Citroën C4 Cactus 2024 visto de frente.
Citroën C4 Cactus Foto: Divulgação

Longe das concessionárias brasileiras desde o fim do ano passado, o modelo (também de projeto PSA) marcou o fim da produção do motor 1.6 16V no mercado brasileiro e agora também se despede da Argentina.

O C4 Cactus é bem mais recente que o Berlingo e era vendido na América do Sul desde 2018, com toda sua produção sendo concentrada em Porto Real (RJ). A partir de agora, os modelos vendidos na Argentina serão os mesmos encontrados no Brasil, com exceção do Berlingo furgão.

Atualmente, a marca oferece somente modelos derivados do projeto C-Cubed. Desenvolvido no Brasil e na Índia, o projeto busca criar modelos para o segmento de entrada e fazer da Citroën uma marca popular. Os produtos dessa fase da marca são C3, Aircross e Basalt.