Atualmente a Mitsubishi é uma empresa dividida. Enquanto na Europa a marca vende Renaults rebatizados, na Ásia existe muito mais criatividade e a marca dos três diamantes possui produtos próprios. Nesta semana, a Mitsubishi apresentou seu mais novo SUV no mercado asiático nesta semana, o inédito Destinator.
Com capacidade para até 7 passageiros, o Destinator divide plataforma com o Xforce, outro produto desenvolvido e vendido somente no mercado asiático. Além da base, o modelo apresenta muito do visual apresentado pelo Xforce e pelo conceito DST, revelado no ano passado.
A dianteira conta com a evolução do Dynamic Shield usado pela Pajero e Eclipse Cross e se destaca pelos faróis em LED e acabamentos em plásticos pensados para dar uma impressão de tamanho e robustez.
Os arcos de roda contam com elementos plásticos para dar a sensação de um veículo mais alto. Os para-lamas contam com linhas bastante esculpidas para dar a ideia de músculos e tamanho ao SUV. As rodas são de 18 polegadas e contam com detalhes diamantados.
Na traseira, as lanternas parecem ser as mesmas do Xforce, mas a tampa traseira conta com recortes apontados para a parte inferior, enquanto o SUV de cinco lugares apresenta os desenhos destinados para a parte superior. Na base do para-choque há bastante plástico em duas cores diferentes para resistir bem a pequenos impactos.
No interior, a única coisa familiar com os modelos oferecidos no Brasil é o volante, que apresenta formato próximo ao de Triton e Pajero Sport. O Mitsubishi Destinator conta com painel de instrumentos digital de 8 polegadas e multimídia de 12”, bancos em couro, ar-condicionado digital de duas zonas, freio de estacionamento eletrônico, iluminação interna, teto solar panorâmico e até sistema de som assinado pela Yamaha.
Maior que Spin e Aircross
O SUV mede 4,68 m de comprimento e tem entre-eixos de 2,81 m. Para efeito de comparação, o Spin apresenta 4,42 m e 2,62 m nas mesmas medidas, enquanto no Citroën Aircross os números são de 4,32 m e 2,67 m. O espaço entre os eixos é maior até mesmo do que o do Mitsubishi Outlander, que conta com 2,70 m e Jeep Commander (2,79m).
Motor turbo
Debaixo do capô está o motor 1.5 turbo 4B40, mesmo código do propulsor do Eclipse Cross vendido no Brasil. No Destinator, o propulsor entrega 163 cv de potência e 25,4 kgfm de torque máximo, sempre aliado à uma transmissão automática do tipo CVT. O modelo conta com cinco modos de condução, mas a tração é sempre dianteira.
Sistemas ADAS
Segundo a Mitsubishi asiática, o Destinator é equipado com controle de cruzeiro adaptativo com função stop and go, alertas de ponto cego, tráfego cruzado traseiro e de frenagem de emergência e farol alto automático. O modelo conta com seis airbags de série.
Vem ao Brasil?
A Mitsubishi afirma que o Destinator será comercializado também no Sul da Ásia, Oriente Médio, África e América Latina. No Brasil não temos nem a versão de cinco lugares, o Xforce, portanto, a oferta do Destinator é difícil, especialmente por conta dos elevados impostos de importação.
Porém, o modelo deve ser vendido em mercados como Chile, Peru, Colômbia e México.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!