x
UAI
Mudanças importantes!

Novo CEO da Stellantis trabalhou em Minas Gerais e fez Jeep crescer no Brasil

Italiano Antonio Filosa chega para ocupar cargo vago desde a saída de Carlos Tavares

Publicidade
Antonio Filosa é o novo CEO global da Stellantis
Antonio Filosa é o novo CEO global da Stellantis Foto: Reprodução

Após quase cinco meses sem um mandatário oficial, a Stellantis finalmente encontrou o sucessor para Carlos Tavares no cargo de CEO. O italiano Antonio Filosa, de 51 anos, foi eleito de forma unânime pelo conselho da Stellantis.

Filosa tem mais de 25 anos na indústria automotiva, todos ligados à Fiat e à Stellantis. Sua trajetória profissional teve início em 1999, ainda na fabricante italiana, tendo ocupado cargos na Espanha e no Brasil. Foi justamente na América do Sul que o executivo nascido em Nápoles começou a se destacar no setor. 

No Brasil, Filosa foi diretor da fábrica de Betim e chefe de compras da região da América Latina, antes de ser responsável pela operação argentina da então FCA. Em 2018 foi nomeado como diretor de operações (COO) da FCA na América Latina, tendo participação direta no crescimento da Jeep na região, e principalmente no Brasil. Em 2021, passou a exercer o mesmo cargo, mas na Stellantis, empresa que surgiu a partir da fusão entre FCA e PSA.

Em 2023, Filosa foi alçado à América do Norte, onde se tornou CEO da Jeep e já no ano seguinte COO das Américas na Stellantis. Desde fevereiro de 2025 Filosa é o responsável pelo controle de qualidade dos veículos da Stellantis.

O italiano possui mestrado em engenharia pelo Politecnico di Milano (Itália) e MBA executivo em administração de empresas pela Fundação Dom Cabral (Brasil). Atualmente, reside em Michigan (EUA).

Missão complexa

Antonio Filosa era presidente da Stellantis na América do Sul quando Rampage começou a ser produzida em 2023
Antonio Filosa era presidente da Stellantis na América do Sul quando Rampage começou a ser produzida em 2023 Foto: Divulgação

O novo CEO assumirá uma tarefa complicada na Stellantis  Em 2024, a receita da empresa caiu de 189,5 bilhões de euros para 156,9 bi. Atualmente, marcas como Jeep e Ram não apresentam bons desempenhos nem mesmo nos Estados Unidos, perdendo espaço no mercado local. 

Na Europa, marcas como DS, divisão de luxo da Citroën, Opel e Vauxhall apresentam quedas na quantidade de carros vendidos a cada ano. 

No primeiro trimestre de 2025, a receita líquida da Stellantis apresentou uma redução de 14% em comparação ao mesmo período de 2024.