A Volkswagen vem se preparando para mais lançamentos em 2025 além do Tera, e a prova disso foi o flagra que o VRUM fez em Taubaté (SP), na saída da fábrica da Volkswagen, onde encontramos um comboio com três carros: dois Taos e um Jetta GLI, todos reestilizados e em testes no Brasil. Apesar da camuflagem, deu pra ver várias novidades que confirmam o novo visual.
Os dois modelos, já apresentados no mercado norte-americano, devem chegar por aqui ainda este ano com visual renovado e algumas melhorias. O Jetta GLI já foi confirmado oficialmente, enquanto o Taos, apesar de não ter anúncio oficial, é praticamente certo que terá a reestilização mexicana.
O Volkswagen Taos reestilizado foi flagrado com uma camuflagem leve, mas que tenta enganar quem passa. As lanternas traseiras, por exemplo, tinham uma espécie de fita adesiva — circulado em azul na foto — para disfarçar o novo desenho. Mesmo assim, quando o carro deu seta, foi possível notar que o piscar é diferente do Taos atual.
As lanternas são de LED e agora estão interligadas por uma barra iluminada na tampa do porta-malas, como já vimos no modelo norte-americano e mexicano. O para-choque traseiro, que não mudou muito, não tinha camuflagem, então passou despercebido. Na dianteira, o Taos também usava um plástico para fingir ser o modelo atual, mas não conseguiu esconder tudo.
Quando o farol estava aceso, foi possível perceber o novo DRL (luz diurna) com uma grafia diferente, mais afilado, confirmando o visual que estreou no México em setembro de 2024. Os faróis de LED agora são mais finos e continuam ligados por um filete luminoso, enquanto a grade superior sumiu, dando lugar a uma grade inferior maior, com acabamento em preto brilhante, e um para-choque mais agressivo. As rodas de liga leve também devem ganhar novo desenho.
Por dentro, o Taos 2025 não deve mudar muito, mas já sabemos que a central multimídia será elevada, como no T-Cross, com tela VW Play de 10,1 polegadas e Apple CarPlay e Android Auto sem fio. O acabamento também irá trazer novos materiais. O resto permanece aquilo que conhecemos.
No Brasil, o motor segue o mesmo 1.4 TSI flex de 150 cv e 25,5 kgfm, mas a grande novidade mecânica é o câmbio, que já na linha 2025, que já chegou ao Porto de Vitória (ES) com 32 unidades, trocou o automático de seis marchas pelo novo AQ300 de oito marchas, da Aisin, para atender ao Proconve L8. Há rumores de que o Taos pode ganhar uma versão híbrida-flex com o motor 1.5 TSI Evo2 no futuro, mas, por enquanto, nada confirmado.
Jetta GLI
O Jetta GLI 2025, por outro lado, estava totalmente camuflado, sem deixar escapar quase nada. Mesmo assim, sabemos o que esperar, já que o modelo foi apresentado nos EUA e no México. A dianteira traz faróis de LED mais finos, interligados por uma barra iluminada na grade, que ficou mais estreita.
O para-choque frontal da versão GLI tem detalhes em vermelho e uma nova barra em “U” na parte inferior, com grade em colmeia. Na traseira, as lanternas também são unidas por uma barra de LED, com o nome “GLI” destacado, e o para-choque mantém as duas saídas de escape, com novos difusores.
O interior do Jetta também foi renovado com uma nova central multimídia flutuante, com tela de 8 polegadas nos EUA, como o Taos, mas aqui vai manter o VW Play de 10,1 polegadas, com espelhamento sem fio. As saídas de ar-condicionado também foram redesenhadas.
O painel de instrumentos segue com o Active Info Display de 10,25 polegadas, e o volante volta a ter botões físicos, depois de reclamações sobre os botões touch. O pacote de segurança IQ.DRIVE é de série, com alerta de colisão, frenagem autônoma, piloto automático adaptativo, entre outros.
Na mecânica, o Jetta GLI não muda: continua com o motor 2.0 TSI turbo a gasolina, de 231 cv e 35,7 kgfm, e câmbio DSG de seie marchas com dupla embreagem. Nos EUA, há opção de câmbio manual de seis marchas, mas isso não vem para o Brasil.
O Taos mede 4,46 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,63 m de altura e tem entre-eixos de 2,68 m. O Jetta GLI é um pouco mais longo, com 4,74 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,47 m de altura e entre-eixos de 2,67 m.
Atualmente, o Taos é produzido em General Pacheco, na Argentina, mas após bastante incógnita, foi definido que o SUV médio será importado do México, em Puebla, já que os custos lá são menores por causa de impostos mais baixos. A fábrica argentina deve focar na nova Amarok a partir de 2027. O Jetta, por sua vez, já vem do México e deve continuar assim.
O Taos, apesar de não ser um sucesso de vendas, compete no segmento de SUVs médios contra pesos-pesados como Toyota Corolla Cross e Jeep Compass. Em 2024, o Taos vendeu bem menos que os rivais. Já o Jetta GLI briga no nicho de sedãs médios esportivos, tendo o Honda Civic Hybrid como principal concorrente.
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