O Toyota Yaris Cross, SUV compacto que promete ser o primeiro híbrido pleno (HEV) flex do Brasil, teve seu lançamento adiado mais uma vez e agora só deve chegar às concessionárias no último trimestre do ano, mais especificamente em outubro, em vez de julho. A produção será na fábrica de Sorocaba (SP), mas as obras na planta atrasaram o cronograma mais uma vez.
Segundo a apuração da Autoesporte, o adiamento do Yaris Cross para outubro de 2025 se deve a obras de expansão na fábrica de Sorocaba, que ainda não estão finalizadas. A planta, que já produz o Corolla Cross (Corolla sedã será transferido para Sorocaba gradualmente até 2026), está sendo adaptada para fabricar até 5 mil unidades mensais do novo SUV, com investimento de R$ 1,7 bilhão, parte dos R$ 11 bilhões que a Toyota planeja injetar no Brasil até 2030.
Além disso, segundo o site, algumas concessionárias brasileiras já estão aceitando pré-reservas com sinal de R$ 1.000, reembolsável em caso de desistência, seguindo o exemplo da Argentina, onde filas de espera ultrapassam 100 clientes.
Entenda o cronograma de atrasos do Yaris Cross
O Yaris Cross tem uma série de adiamentos que começou em 2023, quando a Toyota anunciou que o SUV chegaria ao Brasil. Veja o histórico:
- Meio de 2021: Toyota confirma produção de SUV compacto híbrido-flex no Brasil, na fábrica de Sorocaba (SP)
- Meio de 2023: Toyota, por meio do Rafael Chang, presidente da marca na América Latina, confirma produção do Yaris Cross em Sorocaba, com previsão de lançamento no segundo semestre de 2024.
- Final de 2023: Escândalo na Daihatsu, subsidiária da Toyota, paralisa o projeto. Manipulações em testes de segurança de airbags na Ásia, reveladas, forçam recertificações e atrasam o cronograma.
- Final de 2024: Toyota revisa a previsão para julho de 2025 e Yaris hatch e sedã começam a sair de linha para liberar a fábrica.
- Maio de 2025: Obras em Sorocaba e ajustes no motor híbrido-flex adiam o lançamento para outubro de 2025, conforme a Autoesporte
Como é o Toyota Yaris Cross?
O Yaris Cross é um SUV compacto inédito, sem relação direta com o Yaris hatch e sedã, que sairão de linha em 2025. Com 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e 2,64 m de entre-eixos, ele é menor que o Corolla Cross, mas maior que o Volkswagen T-Cross, com porta-malas de 460 a 470 litros e supera também o Hyundai Creta (433 litros).
O grande trunfo é a motorização. A versão híbrida-flex, pioneira entre SUVs compactos, combina um motor 1.5 Atkinson flex com um elétrico, entregando cerca de 115 a 118 cv combinados e torque de 15 a 17 kgfm, com câmbio CVT. A bateria em torno de 1 kWh conseguirá movimentar o veículo por poucos metros, como já ocorre na linha Hybrid da Toyota.
Seu consumo estimado é algo em torno de 18 km/l a 30 km/l (gasolina). Além da versão híbrida, o modelo contará com configurações somente a combustão, que utiliza o mesmo 1.5 flex, com 110 a 118 cv e 15 kgfm, e câmbio CVT de sete marchas simuladas.
Na versão topo híbrida, o Yaris Cross traz multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel digital de 7 polegadas, ar-condicionado digital, chave presencial, freio eletrônico com auto hold, faróis full-LED e bancos em couro. O pacote Toyota Safety Sense inclui frenagem autônoma, alerta de faixa, piloto automático adaptativo e seis airbags.
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