O Toyota Yaris Cross é um dos SUVs mais esperados para o mercado brasileiro em 2025. O modelo virá com motorização híbrida — tecnologia elétrica cresceu 89% em 2024, segundo a ABVE, e em um segmento que está dominando as vendas. Enquanto a ansiedade pelo SUV derivado do Yaris não chega, na Argentina o carro já tem fila de espera no site oficial da Toyota, mesmo sem preço ou nome definido.
O Yaris Cross sofreu vários atrasos no mercado sul-americano. Originalmente planejado para 2024, o projeto, que nasceu na Tailândia, foi adiado por um escândalo na Daihatsu, subsidiária da Toyota. A empresa foi pega manipulando testes de segurança de airbags, o que travou a produção.
Agora, com tudo resolvido, a Toyota não confirma quando o SUV será lançado, mas a especulação é para o terceiro trimestre de 2025 (julho a setembro), com produção na fábrica de Sorocaba (SP). Segundo Motor1, a fila de espera na Argentina já passa de 100 clientes.
A Toyota Argentina está deixando os interessados se inscreverem no site para o Yaris Cross, sem pedir depósito ou compromisso. É só um cadastro numa planilha de Excel que, segundo um revendedor entrevistado pelo site, “não para de crescer”.
O SUV compacto ainda não tem nome oficial no país vizinho nem preço, mas as pessoas estão apostando no projeto. Na Argentina, o Yaris hatch e sedã já saíram de linha, e o Yaris Cross vai preencher esse espaço. Aqui no Brasil, o Yaris atual também está com os dias contados para liberar a linha de montagem.
O que o Yaris Cross Traz de Novo?
O Yaris Cross não tem quase nada a ver com o Yaris que conhecemos. É um SUV compacto inédito, com plataforma DNGA (uma TNGA mais simples, tipo a do Corolla), visual moderno e porte que compete com Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta.
Ele mede 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e tem 2,62 m de entre-eixos, quase igual ao Jeep Compass. O porta-malas, entre 460 e 470 litros.
O grande diferencial é a motorização. A versão híbrida plena (HEV), a primeira do tipo entre SUVs compactos no Brasil, combina um motor 1.5 flex aspirado com um elétrico, entregando 115 a 120 cv e 16 a 17 kgfm de torque.
A bateria permite rodar só no modo elétrico em baixas velocidades (até 20 km/h), com consumo que pode chegar a 18 km/l na cidade ou até 30 km/l, como no Chile. A versão a combustão usa o mesmo 1.5 flex, com 110 a 118 cv e 15 kgfm, sempre com câmbio CVT de sete marchas simuladas.
Por dentro, o Yaris Cross na versão topo híbrida, baseada em mercados como Tailândia, traz multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel digital de sete polegadas, ar-condicionado digital, chave presencial, freio eletrônico com Auto Hold e faróis full-LED.
O pacote de segurança possui frenagem autônoma, alerta de colisão e assistente de faixa. A suspensão é McPherson na frente e eixo de torção atrás, com freios a disco nas quatro rodas.
O Yaris Cross chega quando os SUVs compactos reinam, respondendo por quase 50% das vendas no Brasil, segundo a Fenabrave. Ser o primeiro híbrido pleno da categoria é um trunfo, ainda mais por ser flex, além de preços esperados entre R$ 135 mil e R$ 180 mil. Diferente dos híbridos leves de Fiat Pulse e Fastback, o Yaris Cross oferece uma solução mais avançada, como no Corolla.
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