UAI

Após fraude em teste de segurança, Toyota enfrenta queda nas vendas

Toyota busca soluções para se reerguer após fraude que deixou quase 90 mil carros da marca em análise

Publicidade
ec267742 skyline blue 5
ec267742 skyline blue 5 Foto: ec267742 skyline blue 5

Na última semana, a Toyota divulgou uma nota de esclarecimento após fraude no teste de segurança de alguns carros da subsidiária Daihatsu. A fraude envolve aproximadamente 76 mil unidades do Toyota Yaris Ativ sedã, produzidos na Tailândia, e 11,8 mil unidades do compacto Perodua Axia, na Malásia.

A Daihatsu revelou que havia manipulado parte da porta em testes de segurança de colisão lateral, adicionando um 'entalhe' ao revestimento do componente. Esse recurso pretendia minimizar o risco de, em caso de colisão e acionamento dos airbags, o interior da porta se deformar de maneira pontiaguda, ferindo os ocupantes. A grande fraude é que o 'entalhe' não está disponível no modelo de produção.

Para entender melhor o ocorrido, confira uma matéria sobre o escândalo aqui.

Diante dessa situação, o executivo-chefe da Toyota para a região da Ásia, Masahiko Maeda, revelou que o problema pode ter ocorrido devido à pressão exercida sobre a Daihatsu para encurtar o tempo de desenvolvimento do Yaris Ativ. A marca descobriu a fraude após um relatório de denúncia e interrompeu as vendas de várias remessas afetadas.

Toyota Yaris Ativ compõe a maior parte dos veículos fraudados

A Toyota passou a investigar mais de 88 mil carros que teriam tido sua lateral alterada para os testes de segurança. Destes, aproximadamente 76 mil são modelos Yaris Ativ destinados à Tailândia, México, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Catar, Bahrein e Omã.

Em entrevista à agência de notícias britânica Reuters, Maeda afirma que a Toyota está trabalhando, juntamente com o governo tailandês, para retomar as vendas do Yaris Ativ. Além disso, o executivo garantiu aos proprietários do Yaris Ativ que, independente do ocorrido, seus veículos são seguros.

A Tailândia é o quarta maior fabricante de veículos da Toyota no mundo, ficando atrás apenas do Japão, Estados Unidos e China. A montadora produziu cerca de 659 mil automóveis na Tailândia no ano passado, incluindo até designs para sua marca premium, a Lexus.