x
UAI
É o suficiente?

Kia Tasman é vista em testes no Brasil e deve enfrentar Hilux e Ranger

Primeira picape média da Kia tem visual controverso e deve ter produção no Uruguai em breve

Publicidade
Kia Tasman
Kia Tasman Foto: Divulgação/Kia

A Kia não é a primeira fabricante que muitos pensam quando se fala em picapes, mas até a marca sul-coreana entrou no segmento emergente das picapes. O primeiro modelo de porte médio da empresa foi apresentado no ano passado, e foi visto em testes no Brasil.

As primeiras imagens da picape no Brasil surgiram no perfil BFMS no Instagram, que flagrou a picape com placas de teste. É bem provável que o veículo esteja rodando em Itu, nas proximidades da sede da Kia do Brasil, representada pelo Grupo Gandini, sediado na cidade do interior de São Paulo.

A chegada do modelo ao Brasil e à América do Sul era visto como questão de tempo. Ainda no ano passado,  José Luiz Gandini, presidente da Kia do Brasil, revelou os planos de lançar a picape por aqui, com direito a produção no Uruguai.

A Tasman foi desenvolvida para o mercado da Austrália e Oriente Médio, mas também é vendida na Coréia do Sul e África. Além do Brasil, a expectativa é que o modelo também seja oferecido nos demais países da região.

Picape Kia Tasman
Kia Tasman tem interior luxuoso e digno dos modelos topo de linha da Kia Foto: Divulgação/Kia

A picape conta com 5,41 metros de comprimento, 1,93 m de largura e 1,92 m de altura. O entre-eixos tem 3,27 metros. Em termos de capacidade de carga, a picape consegue carregar 1 tonelada, mas a capacidade de reboque é maior, de cerca de 3.500 kg.

Dependendo do mercado, a picape é oferecida com cabine simples e sem carroceria, ou cabine dupla. O motor pode ser 2.5 a gasolina de 281 cv de potência e 45,9 kgfm de torque com transmissão automática de 8 marchas. 

Há também a configuração 2.2 turbodiesel de 210 cv e 44,9 kgfm de torque, que pode ser encontrada com a transmissão automática ou manual de seis velocidades.

Picape Kia Tasman
Kia Tasman terá cabine simples e caçamba para carga Foto: Divulgação/Kia

Na versão topo de linha, o modelo conta com assistentes de direção avançados como assistente de estacionamento ativo e piloto automático adaptativo. Ainda nessa versão, o painel de instrumentos digital possui 12,3 polegadas, mesmo tamanho da central multimídia. A integração com Android Auto e Apple CarPlay acontece sem fios, e entre os opcionais estão sistema de som com oito alto-falantes assinado pela Harman Kardon.

Produção uruguaia

Em entrevistas, Gandini já havia comentado a intenção de produzir a picape na fábrica da Nordex S.A, no Uruguai. A relação entre Gandini e Nordex é próxima, já que desde 2009 o grupo brasileiro investe na fábrica para a produção dos caminhões leves Bongo K2500.

Picape Kia Tasman
Kia Tasman Foto: Divulgação/Kia

Além dos veículos da Kia, a fábrica produz as vans da linha Transit da Ford, e até o fim de 2024 era responsável pelas picapes Fiat Titano, Peugeot Landtrek e Ram 1200

Entretanto, a partir da linha 2026, a produção das picapes da Stellantis será transferida para a planta própria de Córdoba, na Argentina, que deverá ser transformada em um grande hub especializado na produção e exportação de picapes médias e intermediárias.

Para voltar a movimentar a planta uruguaia, a Kia deve realizar a produção da Tasman por lá, bem como ainda cogita produzir o SUV Seltos por lá.