A Fiat Titano na linha 2026 teve o início de produção, como divulgado pela Stellantis nesta terça-feira (13) na fábrica de Ferreyra, em Córdoba, Argentina, ao lado do Fiat Cronos — antes a picape é fabricada no Uruguai. Além de um motor turbodiesel mais forte, a Titano ganhou tecnologias de segurança e deve desembarcar no Brasil logo após o lançamento na Argentina, previsto para junho.
A grande mudança da Titano 2026 está debaixo do capô com o antigo motor 2.0 turbodiesel aposentado para dar lugar ao 2.2 turbodiesel que já equipa Jeep Commander, Fiat Toro e Ram Rampage. Aqui no Brasil, esse propulsor entrega 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, um salto de 30 cv e 10,2 kgfm em relação à versão anterior.
Por enquanto, o motor vem importado da Itália, mas a Stellantis já confirmou que ele será produzido localmente a partir de 2027, o que pode baratear custos no futuro. A transmissão e a tração não mudaram – segue com opções de câmbio manual ou automático e tração 4x4, dependendo da versão.
Imagens da nova Titano mostram mais segurança à picape média, com um radar no para-choque dianteiro, sinal de que ela vai incluir frenagem autônoma de emergência e manutenção de faixa.
A fábrica de Ferreyra, que já faz o Cronos há sete anos, recebeu US$ 385 milhões para esse projeto, criando 1.800 novos empregos – metade deles ocupados por mulheres, um ponto que a empresa fez questão de destacar, de acordo com o Motor1.com.
A ideia é transformar o local em um polo de picapes, com foco em exportação para toda a América do Sul, incluindo Brasil, México e Chile. Além da Titano, a Ram 1200, que deve ser uma versão rebatizada da mesma picape, também está nos planos.
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