x
UAI
EM BREVE

Nova Fiat Titano chega com novo motor e mais tecnologia direto da Argentina

Picape média agora é produzida em Ferreyra com motor 2.2 da Rampage, sistemas ADAS e será exportada ao Brasil

Publicidade
Início de produção da Fiat Titano na fábrica de Ferreyra, em Córdoba, Argentina
Início de produção da Fiat Titano na fábrica de Ferreyra, em Córdoba, Argentina Foto: Divulgação/Stellantis

A Fiat Titano na linha 2026 teve o início de produção, como divulgado pela Stellantis nesta terça-feira (13) na fábrica de Ferreyra, em Córdoba, Argentina, ao lado do Fiat Cronos — antes a picape é fabricada no Uruguai. Além de um motor turbodiesel mais forte, a Titano ganhou tecnologias de segurança e deve desembarcar no Brasil logo após o lançamento na Argentina, previsto para junho.

A grande mudança da Titano 2026 está debaixo do capô com o antigo motor 2.0 turbodiesel aposentado para dar lugar ao 2.2 turbodiesel que já equipa Jeep Commander, Fiat Toro e Ram Rampage. Aqui no Brasil, esse propulsor entrega 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, um salto de 30 cv e 10,2 kgfm em relação à versão anterior. 

Fiat Titano 2026
Fiat Titano 2026 Foto: Divulgação

Por enquanto, o motor vem importado da Itália, mas a Stellantis já confirmou que ele será produzido localmente a partir de 2027, o que pode baratear custos no futuro. A transmissão e a tração não mudaram – segue com opções de câmbio manual ou automático e tração 4x4, dependendo da versão.

Imagens da nova Titano mostram mais segurança à picape média, com um radar no para-choque dianteiro, sinal de que ela vai incluir frenagem autônoma de emergência e manutenção de faixa. 

Início de produção da Fiat Titano na fábrica de Ferreyra, em Córdoba, Argentina
Início de produção da Fiat Titano na fábrica de Ferreyra, em Córdoba, Argentina Foto: Divulgação/Stellantis

A fábrica de Ferreyra, que já faz o Cronos há sete anos, recebeu US$ 385 milhões para esse projeto, criando 1.800 novos empregos – metade deles ocupados por mulheres, um ponto que a empresa fez questão de destacar, de acordo com o Motor1.com. 

A ideia é transformar o local em um polo de picapes, com foco em exportação para toda a América do Sul, incluindo Brasil, México e Chile. Além da Titano, a Ram 1200, que deve ser uma versão rebatizada da mesma picape, também está nos planos.