A Fiat surpreendeu ao lançar no ano passado a Titano, sua primeira picape média no mercado brasileiro. Mais em conta que as rivais, a caminhonete foi alvo de críticas por conta de sua estrutura mais simples, motor mais fraco e acabamento aquém. Após um ano de mercado, a picape será atualizada pela marca, veja o que já sabemos:
A principal mudança é operacional. O projeto originário da parceria entre Peugeot e Changan, na China, chegou ao Brasil importado do Uruguai, onde a Stellantis alugava a fábrica da Nordex para produzir a Titano.
A partir dos modelos 2026, a Titano passa a ser produzida na fábrica da Stellantis em Córdoba, na Argentina. E não espere grandes mudanças visuais. A única alteração estética prevista até o momento é no para-choque dianteiro, justamente para tornar a picape mais segura.
Essa alteração é justamente para permitir a instalação do sistema ADAS na picape média, que passa a contar com mais sistemas de auxílio ao motorista, e poderá ser identificado pelo radar posicionado no para-choque.
A mudança mais importante, porém, estará debaixo do capô. O propulsor 2.2 turbodiesel será substituído. Embora os números oficiais do novo motor não tenham sido divulgados, a expectativa é que o propulsor seja o mesmo utilizado pelos demais veículos de passeio a diesel da Stellantis, o também 2.2, mas com 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. O propulsor antigo oferecia 180 cv e 40,7 kgfm de torque.
A mudança também deve passar pela transmissão, que deixará de ser de seis marchas e sim de nove velocidades à frente.
Alterações em ajustes de suspensão também são esperados, visto que a Titano 2025 sofreu críticas por conta da resposta dos amortecedores e por “saltar demais”.
Em termos de versões, a Titano não apresentará mudanças. Atualmente vendida nas variantes Endurance (com transmissão manual), Volcano e Ranch, a oferta deverá ser mantida. A versão de entrada, porém, deve contar com torque menor, justamente por conta da transmissão, e não deve oferecer o sistema ADAS, nem mesmo como opcional.
Na versão topo de linha, a multimídia de 10 polegadas deve ser mantida, e não é de se esperar nenhum tipo de alteração em seu sistema, mas será bem-vindo caso aconteça.
Segundo o portal Autos Segredos, a versão de entrada da Titano 2026 ganhará mais cores.
Atualmente, a picape oferece apenas a cor Branco Ambiente e Cinza Billet, que segundo o portal serão substituídas por Branco Banchisa, Prata Bari, e terão ainda as cores sólidas Vermelho Montecarlo e Preto Vulcano e a opção metálica Cinza Silverstone, cores já oferecidas nos demais modelos da gama Fiat.
-
Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!