A Ford Ranger Raptor é conhecida por sua robustez e capacidade de enfrentar terrenos desafiadores. No entanto, um incidente recente em Canoa Quebrada (Ceará) destacou a importância de seguir as recomendações do fabricante para evitar danos ao veículo. Um motorista ganhou notoriedade ao saltar com sua Ranger a uma altura de cerca de 10 metros, resultando em danos consideráveis.
O impacto do salto foi tão intenso que a suspensão cedeu, os pneus furaram e os airbags foram acionados. Este evento ressalta a diferença entre o que a Ranger Raptor é projetada para fazer e o que ocorreu nas dunas do Ceará. A Ford enfatiza que a capacidade de salto da Raptor deve ser utilizada com cautela e dentro dos limites recomendados.
O que diz a Ford?
O manual da Ford Ranger Raptor não especifica a altura que a caminhonete pode atingir em seu "modo salto". Ainda assim, há alguns conselhos importantes desconsiderados pelo motorista. "Revise o caminho à frente antes de tentar cruzar um obstáculo", diz um trecho. "Não dirija sobre o cume de uma colina sem ver quais são as condições do outro lado", acrescenta.
A Ford, ainda, alerta que sua garantia não cobre danos causados pela condução do veículo em condições off-road extremas, como no caso citado acima. "A condução do veículo off-road em altas velocidades exigirá uma programação de manutenção alternativa", explica a montadora.
Por fim, a Ford recomenda o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), como capacetes e dispositivos de fixação para o pescoço. Esses itens são padrão em eventos organizados pela marca. No incidente em Canoa Quebrada, o motorista não utilizava tais equipamentos, resultando em lesões que exigiram hospitalização.
Como é a Ranger Raptor?
A linha Raptor é a mais agressiva em 4x4 da Ford no mundo. Seu desenvolvimento é realizado no deserto de Baja California, no México, onde acontece o "Rally Baja". A caminhonete impressiona por ter o motor V6 3.0 de 397 cv. Além da potência elevada em relação à Ranger tradicional, o modelo ganha muito mais capacidade off-road com amortecedores preparados, altura elevada e pneus diferenciados.
A Raptor é a única versão da Ranger vendida no Brasil que traz motor a gasolina e não é produzida na Argentina. O modelo mede 5,38 m de comprimento, 2,20 m de largura, 1,92 m de altura e pesa 2.400 kg, com 850 mm de capacidade de imersão.
A Ranger "tradicional" mede 5,37 m de comprimento, 2,20 m de largura, 1,88 m de altura e pesa 2.357 kg na versão Limited, a topo de linha. O ganho em altura da Raptor é justificado pelos amortecedores Fox de 2,5 polegadas.
Internamente, a Raptor ganha bancos exclusivos e acabamento com costuras e detalhes em um tom alaranjado, e o sistema de som é assinado pela Bang & Olufsen, com oito alto-falantes, em vez de seis.
-
Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!